Página inicial > Últimas Notícias > Mais de duzentas pessoas são esperadas na segunda edição dos Jogos Indígenas de Gurupi
Gurupi

Por Assessoria de Comunicação Gurupi| Publicação: Denise Neves | Publicado: Terça, 02 de Mai de 2023, 11h32 | Última atualização em Terça, 02 de Mai de 2023, 11h33

O Câmpus de Gurupi da Universidade Federal do Tocantins (UFT) receberá nos próximos dias 3 a 5 de maio mais de duzentas pessoas indígenas e não-indígenas do Tocantins e de outros estados, para participarem da segunda edição dos Jogos Indígenas de Gurupi.

Os participantes estão reunidos em delegações de atletas, grupos de danças, artesãos e visitantes inscritos para participarem da programação que envolve atrações culturais com apresentações, danças, pintura corporal, artesanato; e esportivas com o arco e flecha, cabo de guerra, combate corporal e futebol society.

Além das trocas de experiências e interações, os competidores buscam por premiações somadas em R$ 6.000,00 (seis mil reais), divididos em 1º, 2º e 3º Lugar, além de medalhas, troféus e certificados de participação nas atividades realizadas pela universidade.

Segundo o diretor do Câmpus de Gurupi, professor Rodrigo Tavares, este ano a atração ficou para o início de maio para não prejudicar outras programações das comunidades indígenas que acontecem em abril. "Em maio, também estamos comemorando 20 anos da UFT, e resolvemos reunir atletas de diversas etnias do Tocantins com competidores não-indígenas para atravessarmos barreiras, nos aproximar das tradições indígenas e apoiar esforços de prevenção de conflitos e de construção da paz entre os povos", explica o diretor.

A iniciativa da UFT busca valorizar a diversidade cultural e incentivar a inclusão social, pois o evento serve como uma oportunidade para a comunidade acadêmica e a população em geral conhecerem de perto a riqueza e a complexidade da cultura indígena, e amplia os espaços da universidade na construção de uma sociedade mais plural e respeitosa com as diferenças.

marcador(es): Gurupi,Home,indígenas