Página inicial > Últimas Notícias > UFT marca presença na Agro 360 Tocantins

UFT marca presença na Agro 360 Tocantins

Por Glenda Barros | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2023, 17h02 | Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2023, 17h02

Nos dias 21 e 22 de Abril, a Universidade Federal do Tocantins participou da 2ª edição da Agro 360 Tocantins, feira que busca ser referência em tecnologia e inovação para o agronegócio da região sul do estado. O evento ocorreu na Fazenda Estrela do Norte, município de Peixe, e contou com a participação de 150 empresas atuantes no setor da agropecuária.

A UFT foi convidada para expor parte dos trabalhos desenvolvidos nos cursos de graduação e pós-graduação do Câmpus de Gurupi. Ao todo, sete laboratórios e núcleos apresentaram pesquisas de análises de vigor de sementes, produção de mudas in vitro e diagnóstico de doenças de plantas.

O professor José Neto, um dos organizadores da participação da UFT no evento, destaca como positiva a presença da universidade na Feira, já que "foram realizadas várias prospecções de parcerias entre a UFT e o setor privado, onde a UFT tem potencial de suprir com qualidade vários gargalos apresentados pelas empresas e alavancar ainda mais o agronegócio tocantinense." O professor pontuou também a boa inserção dos egressos do Câmpus de Gurupi, no setor: "Todo stand que nós visitamos tinha pelo menos um egresso nosso, seja como empresário, gestor, supervisor ou consultor, ficamos muito felizes em ver a aceitação do setor agrícola aos profissionais formado pelas UFT".

Para Silon Procath, diretor de Inovação e Empreendedorismo da InovaTO, a presença da universidade na Agro 360 é de suma importância para ampliar o contato da UFT com a sociedade e potencializar o seu impacto na economia e desenvolvimento regional. "Nós, como Universidade, queremos estar mais próximos da sociedade. A participação neste tipo de evento é salutar e compõe uma das missões da InovaTO, a de fortalecer os grupos de pesquisa no atendimento das demandas da sociedade".

A UFT levou à Feira 80 estudantes que aproveitaram o evento para conhecer tecnologias do setor agrícola, participar de treinamentos e palestras e construir laços com as empresas.

marcador(es): Gurupi,Home