Página inicial > Últimas Notícias > UFT recebe a visita de professor da Universidade de Lisboa

UFT recebe a visita de professor da Universidade de Lisboa

Por Denise Neves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 25 de Abril de 2023, 11h36 | Última atualização em Sexta, 05 de Mai de 2023, 17h27

O Professor Sérgio Claudino, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, esteve esta semana na Universidade Federal do Tocantins a convite do Professor Daniel Mallmann Vallerius, coordenador do Programa de Inovação Pedagógica - PIP de Geografia, do Câmpus de Porto Nacional.

Na manhã do dia 24 de abril, Claudino esteve reunido com os mestrandos do Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGG, apresentando as nuances, fundamentos e oportunidades do Projeto de Internacionalização na Ibero-América. À noite, realizou a conferência “Geografia e a educação cidadã: diálogos na contemporaneidade”, ambas atividades no Câmpus de Porto Nacional.

Nesta terça-feira (25), o Professor Sérgio Claudino, juntamente com os professores do curso de Geografia Carolina Busch Pereira e Daniel Mallmann Vallerius foram recebidos pelo vice-reitor prof. Marcelo Leinerker; pelo pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, prof. Raphael Sanzio Pimenta; e pela diretora de Políticas e Programas Especiais em Educação da Pró-reitoria de Graduação, professora Priscila da Silva Oliveira; onde foi reafirmada a importância da parceira entre a UFT e a Universidade de Lisboa e as possibilidades de ampliação do projeto Nós propomos! , na universidade.

Claudino é coordenador do projeto internacional Nós propomos! , com uma rede consolidada em 7 países.

Sobre o Projeto

O projeto Nós propomos! teve início em Portugal e tem como finalidade promover uma efetiva cidadania territorial local a partir da educação geográfica. O projeto articula as quatro dimensões da Universidade, uma vez que mobiliza alunos de graduação e pós-graduação a partir de ação desenvolvida na escola básica com alunos e professores de Geografia do ensino fundamental. Nós propomos! realiza um estudo de caso para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos. Simultaneamente, promove a parceria entre diferentes parceiros: universidade, escolas, autarquias, empresas e associações.

A iniciativa de desenvolver o projeto Nós propomos! na UFT em Porto Nacional é do coordenador do PIP Professor Daniel Mallmann Vallerius.