Página inicial > Últimas Notícias > Servidores da UFT ministram aulas gratuitas de taekwondo em Palmas e Paraíso
Taekwondo na UFT

Servidores da UFT ministram aulas gratuitas de taekwondo em Palmas e Paraíso

Por Caroline Carvalho | Revisão: Paulo Aires | Supervisão: Gihane Scaravonatti | Publicado: Terça, 11 de Abril de 2023, 16h01 | Última atualização em Quarta, 12 de Abril de 2023, 07h57

De origem sul-coreana, o taekwondo é uma arte marcial que utiliza os pés e as mãos para realizar golpes de ataque e defesa. Objetivando fomentar a prática da arte marcial e promover saúde e bem-estar, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) e do programa de extensão UFT em Movimento, oferta aulas gratuitas do esporte.

É assim que a Associação Wosley Taekwondo atende mais de 300 pessoas e possui dois pólos de atuação: Palmas e Paraíso. Em Palmas, as aulas ocorrem na UFT, Bloco 3, de segunda à sexta-feira, às 18h e às 19h; em Paraíso, as aulas são realizadas segunda e sexta-feira, às 18h e às 19h.

Wosley Arruda é professor da UFT, faixa preta 6° dan e responsável pela Associação. “Comecei minha trajetória nas artes marciais através do karatê, mas não permaneci por muito tempo e logo migrei para o taekwondo, onde me apaixonei pela luta e tive um mestre que ensinava realmente a essência dessa arte marcial”, comenta.

Além do condicionamento físico e do conhecimento de defesa pessoal que o taekwondo proporciona aos praticantes, são conceitos como cortesia, integridade, perseverança e autocontrole, que são aprendidos através da filosofia da arte marcial sul-coreana, que fizeram com que mestre Wosley tivesse cada vez mais certeza de que queria ensinar novas gerações de alunos.

Da mesma forma, para Rosemeire dos Santos, que também é servidora da UFT, há mais de vinte anos se dedica ao taekwondo e também ministra treinos na Associação, a modalidade entrou não apenas como uma atividade física em sua vida, mas também como apoio à sua saúde mental.

“Comecei a treinar no período entre a adolescência e a juventude. A arte marcial me fez saber controlar minhas emoções. Foi meu refúgio nos momentos mais turbulentos da minha vida. Sem contar que os treinos também funcionam como momentos de suspensão das atividades de ensino e pesquisa", declara.

Em vista disso, conceitos como perseverança e autocontrole também foram aprendidos e internalizados pela mestre. "Mais que um esporte, o taekwondo é uma filosofia de vida. Existem situações no dia a dia em que eu não perco a calma porque adquiri, na arte marcial, ensinamentos que me fazem respirar fundo e manter o autocontrole das ações", pontua Rosemeire.

Assim, o mestre destaca os benefícios da prática do esporte: "Nossos alunos aprendem a superar os próprios limites, desenvolvem disciplina, sabem respeitar suas próprias limitações e conhecem a filosofia do taekwondo. Para quem está pensando em começar, pediria para que não tenha medo de encarar os novos desafios", aponta Wosley.

Ficou interessado na modalidade? As inscrições são abertas no início de cada semestre letivo. Os interessados devem ficar atentos ao período de inscrição e à disponibilidade de vagas, que varia semestralmente. Mais informações, entre em contato pelo telefone (63) 91017600.

marcador(es): Proex,Home