Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do curso de Enfermagem da UFT reutiliza recipientes plásticos em ações de prevenção às ISTs
Saúde

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 06 de Abril de 2023, 12h37 | Última atualização em Quinta, 06 de Abril de 2023, 14h46

Você já pensou em apoiar uma ação de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e ainda ajudar o meio ambiente? Pois você pode fazer isso doando recipientes plásticos, como potinhos de sorvete e de açaí vazios para o projeto Sexualidade Responsável, desenvolvido pelo curso de Enfermagem da UFT.  Os potinhos doados serão utilizados nas ações de educação e saúde do projeto. O objetivo é usar esses recipientes para colocar preservativos masculinos e femininos e disponibilizá-los nos banheiros da Universidade como forma de contribuir para a prevenção das ISTs.

O uso dos recipientes de plástico para armazenar os preservativos visa garantir que os mesmos não sejam danificados, ou entrem em contato com água, visto que são disponibilizados nos banheiros, escolhidos como locais de distribuição por serem mais discretos. Os recipientes podem ser entregues no Centro de Práticas Integrativas e Complementares da UFT (CEPIC), prédio anexo à Biblioteca do Câmpus da UFT, em Palmas.  Com a doação de mais recipientes será possível ampliar as ações do projeto para outras instituições de ensino.

A professora Mirian Cristina dos Santos, que coordena o projeto juntamente com o professor Ulisses Vilela, explica a importância da estratégia de distribuição adotada pelo projeto: “A forma mais adequada de se prevenir as ISTs é a utilização de preservativos nas relações sexuais. Então é importante essa utilização, pensando no aumento das ISTs nos últimos anos, principalmente os casos de HIV e Sífilis. A gente precisa reforçar essa questão da prevenção e se as pessoas tiverem os preservativos na bolsa ou na carteira, será mais fácil de utilizar do que a pessoa precisar ir  comprar, e a gente percebe que os pontos de distribuição dentro da Universidade colaboram para a prevenção das ISTs”.

Colabore com esta ação e com o meio ambiente. Doe o seu potinho e cuide dos potinhos que você encontrar pela Universidade!

Sobre o projeto Sexualidade Responsável

O projeto Sexualidade Responsável começou a ser desenvolvido na UFT em 2018, a partir das atividades realizadas na disciplina de Cuidados Especiais nos Ciclos da Vida, que é coordenada pelos professores Mirian Cristina dos Santos e Ulisses Vilela. O projeto tem uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que além da disponibilização dos preservativos, também fornece os materiais utilizados nos testes rápidos para ISTs realizados pelo projeto. O projeto cresceu e, além de  realizar a testagem rápida para  ISTs, todas as quartas-feiras , das 14h às 18h no CEPIC UFT, também faz ações de testagem em outras instituições de ensino e em locais públicos.

marcador(es): Palmas,Home,Enfermagem