Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes da UFT participam de levantamento planialtimétrico cadastral no Taquari
Extensão

Por Olívia Maia | Edição: Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 04 de Abril de 2023, 17h04 | Última atualização em Terça, 04 de Abril de 2023, 17h04

No último sábado, 1º de abril, estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Geografia e Engenharia Civil da UFT realizaram o levantamento planialtimétrico cadastral da Quadra T-33, conhecida como Capadócia, no bairro do Taquari, em Palmas. A atividade  foi realizada por meio da ação de extensão universitária “Projeto e Participação Popular, Regularização Fundiária e Direito à Cidade”, coordenado pela professora Olívia Maia, que é vinculada ao Curso de  Arquitetura. O objetivo da ação foi coletar pontos de coordenadas na área para a confecção da imagem georreferenciada da quadra, material que subsidiará as ações de regularização fundiária em andamento.

A atividade deste sábado contou com a participação lideranças locais como Wilson Gomes, representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST); Antoniel de Oliveira, presidente da Associação de Moradores do Taquari, e dos professores Atamis Antônio Foschiera e Sandro Sidnei Vargas, do curso de Geografia; Rodolfo Luz, do curso de Geografia e da pós-graduação em Desenvolvimento Urbano e Regional; e Roberta Oliveira, do curso de Engenharia e da pós-graduação em Engenharia Ambiental. O técnico Jonathas Pereira Rabêlo, do curso de Agrimensura do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), também acompanhou os procedimentos.

Para a realização da atividade, foi utilizado o um GPS de precisão RTK - Real Time Kinematic (Posicionamento Cinemático em Tempo Real) para coletar os pontos de coordenadas direcionados pela Prefeitura, que foram obtidos anteriormente por  imagens aéreas feitas por drone. Além da coleta propriamente dita, o técnico responsável pelas atividades,  Jonathas Rabêlo e a professora Roberta Oliveira, deram uma aula em campo, oportunizando o aprendizado e a experiência prática aos estudantes e demais participantes presentes.

Os trabalhos desenvolvidos na área por meio do projeto de extensão são realizados desde 2022. As ações fazem parte de um convênio celebrado entre a UFT e a Prefeitura Municipal de Palmas, através da Secretaria de Assuntos Fundiários e do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária do Tribunal de Justiça do Tocantins (Nupref). Entre as atividades realizadas estão as  oficinas de leitura comunitária e atividades com participação  popular, que tiveram como objetivo a complementação dos diagnósticos técnicos e o levantamento das demandas populares em diversas áreas.

Esta atividade é uma das etapas para a construção do projeto de regularização fundiária da área, que tem por objetivo, além de garantir aos moradores a segurança de posse, por meio do título do seu imóvel, inserir esta comunidade na cidade formal, ampliando o direito à cidade, por meio de ações que também versam sobre a estratégias de enfrentamento à novas irregularidades. Para a professora Olívia “As ações promovidas pelo projeto de extensão têm gerado visibilidade à questão da irregularidade fundiária e direito à cidade, colocando a universidade pública a serviço da população, gerando transformação social e produzindo conhecimento”.

marcador(es): Palmas,Home,Arquitetura