Página inicial > Últimas Notícias > UFT 20 anos: você faz parte desta história
ESPECIAL UFT 20 ANOS

UFT 20 anos: você faz parte desta história

Por Liz Castro | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 24 de Março de 2023, 13h30 | Última atualização em Sexta, 24 de Março de 2023, 14h18

Há quase duas décadas, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) vem contribuindo na formação de profissionais que possam transformar o contexto regional em que está inserida e também a sociedade brasileira como um todo. São 20 anos de uma história construída por muitas pessoas que se dedicam à educação pública, inclusiva, gratuita e de qualidade.

Em celebração aos 20 anos da UFT, comemorado em 15 de maio, nada melhor do que conhecer as histórias daqueles que fazem parte dessa Instituição e contribuem nesse processo de transformação social.

Marta Virgínia Abreu teve toda sua formação acadêmica e profissional construída na UFT. Atualmente ela é coordenadora de Acessibilidade Estudantil na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da UFT - Proest. Ela tece um pequeno leque de relatos dos que  atuam na Universidade, seja como professor, servidor, técnico-administrativo ou estudante:

“A história da UFT se confunde com a minha. Toda a minha vivência acadêmica aconteceu aqui e toda a minha vida profissional também. A minha história na UFT começou mesmo antes dela se chamar assim. Eu entrei na Unitins, no curso de Letras e, logo após o período de transição, quando participamos do movimento S.O.S Unitins e a nossa universidade se tornou a Universidade Federal do Tocantins, eu me formei pela Instituição em 2003, sendo a minha turma a primeira turma de Letras formada pela nova instituição.

Depois, fiz especialização, concurso como técnica em assuntos educacionais, mestrado na UFT, Câmpus de Araguaína, e doutorado também no mesmo Câmpus. Participei da criação e da consolidação da Proest, que foi criada em 2008, e fui a primeira diretora de Assuntos Estudantis do setor.

É uma instituição de importância inquestionável, onde o estudante tem a oportunidade de aprender uma profissão, uma carreira e tudo que a envolve. Ela é essencial em nosso estado e referência em educação pública e de qualidade. Aqui nós temos profissionais qualificados, experientes e uma produção intelectual relevante do ponto de vista científico e cultural".

Jucineia Ramos Santos é acadêmica  da UFT, Câmpus de Arraias, e está cursando a sua segunda graduação na Instituição. Ela é testemunha do empenho da UFT em entregar qualidade no seu processo de ensino e aprendizagem ao prestigiar professores que a fizeram reconhecer a importância da educação:

“Antes de cursar Direito fiz Tecnologia em Turismo Patrimonial e Socioambiental aqui na UFT e, quando cheguei, minha perspectiva era um pouco rebelde. Ao conhecer grandes mestres do curso de Direito é que eu pude perceber o quão incrível é a transformação através do estudo, e que eu tenho potencial para também mudar a minha história. Isso porque eu venho do interior da Bahia, de uma família muito humilde. E foi através dessa mudança de hábitos e perspectivas que percebi que uma mulher preta, deficiente e pobre pode ter o seu lugar ao sol e ser a primeira de uma família a ter pisado numa universidade e ter conseguido se formar.

Para mim, a universidade tem o significado de ressignificação, pois a minha vida hoje, mesmo com todas as turbulências, vejo que posso ser mais e ter mais sem precisar fazer ninguém de escada, apenas com minha força de vontade e a educação que consegui usufruir graças a UFT. A educação pública, as políticas públicas e com o incentivo de pessoas que, mesmo quando eu caí e não consegui levantar, estavam lá me dando a mão”.

Há pouco mais de 5 anos o professor do magistério superior e vice-diretor do Câmpus de Porto Nacional, Thiago Barbosa Soares, reconhece a UFT como  parte essencial de sua vida:

"Posso afirmar que quando cheguei à UFT acreditava saber alguma coisinha de minha área de formação e pesquisa, e que esse saber seria suficiente para o desenvolvimento de minhas atividades. Porém, como alguém iludido pela juventude, pude perceber que precisava aprender mais para fazer melhor e, a UFT, desde então, vem me proporcionando as melhores oportunidades de aprendizagem profissional. Portanto, posso dizer que a Universidade Federal do Tocantins significa para mim uma casa, em seu sentido de lar, e uma família, no significado de convivência com quem tem objetivos entrelaçados.

Se para mim, professor, a UFT possui aquele sentido e esse significado, é inquestionável que ela seja para a conjuntura socioeconômica na qual está inserida uma mantenedora de sonhos, uma porta aberta para o mercado de trabalho e uma importante instância formativa de cidadãos atuantes no Estado do Tocantins e em outras localidades do país. É com muito carinho e enorme satisfação que parabenizo o progresso dos 20 anos da UFT, composta por toda sua comunidade interna e externa. Parabéns, querida Universidade Federal do Tocantins!".

Essa trilogia de relatos ainda é pouco para representar a importância que esses colaboradores têm para a UFT. É graças ao comprometimento e à dedicação dos milhares de estudantes que aqui se formaram, dos servidores que por aqui passaram, e que aqui estão, e dos professores que aqui atuam que ela é o que é hoje. Essas pessoas vão carregar o nome da UFT em suas histórias e a UFT vai carregar suas histórias em seu nome. Essa instituição que cresce nos quatro cantos do estado, e que tanto contribui para o país, carrega uma imensidão de histórias que a compõem.

Para conhecer, saber mais da história da UFT, acompanhe a série em comemoração aos seus 20 anos, todas às sextas-feiras, no Especial UFT 20 anos.