Página inicial > Últimas Notícias > Grupo de Pesquisa "Coletivo 50 graus" retoma suas atividades para este ano de 2023
Pesquisa e Prática Fotográfica

Por Com informações do Coletivo 50 graus | Publicado: Quinta, 16 de Março de 2023, 17h01 | Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2023, 18h18

Professora e coordenadora do grupo de pesquisa, Amanda Leite. Foto: Arquivo PessoalProfessora e coordenadora do grupo de pesquisa, Amanda Leite.O Coletivo 50 graus: Grupo de Pesquisa e Prática Fotográfica, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), se prepara para mais um semestre de estudos e de produção fotográfica. Para o primeiro semestre de 2023, a agenda de estudos vai focar na fotografia contemporânea brasileira, com ênfase na região Norte/Amazônica, lançando um olhar atento ao que tem sido produzido especialmente pela lente de fotógrafas em ascensão.

Além das ações de pesquisa e de estudos, o coletivo realizará saídas fotográficas que deverão culminar numa exposição para a Galeria Municipal de Artes do Núcleo Integrado de Leitura e Arte (NILA). A exposição é resultante do edital de uso público da galeria organizado pela Fundação Cultural (FCP), onde o Coletivo 50 Graus foi contemplado. A exposição será gratuita, aberta ao público de todas as idades e está prevista para inaugurar no mês de junho de 2023.

“Estamos felizes por iniciar 2023 com uma agenda tão instigante! Primeiro, por dialogar sobre a produção fotográfica contemporânea da/na região da Amazônia Legal. Algo fundamental para nós, tanto em termos de produção de saberes como também para exercitarmos a experimentação visual e difundir o universo fotográfico peculiar do Tocantins, a partir de experiências de lugar, do contato com as histórias do povo tocantinense valorizando ao máximo as narrativas, nos aproximando do modo de vida das diversas culturas que habitam a cidade de Palmas/TO e que encontram eco e reverberação em outros estados”, declara a coordenadora do Coletivo 50 graus, Amanda Leite.

Para a vice coordenadora do Coletivo 50 graus, Anette Bento, a construção de narrativas fotográficas na e sobre a região norte do Brasil é muito importante. “Precisamos cada vez mais produzir imagens que sejam voltadas às realidades do território em que estamos inseridos, de forma contextualizada e que abra pontes de diálogos com as outras regiões do país, em uma troca contínua de saberes e desconstrução de estereótipos”, ressalta.

O Coletivo 50 graus tece uma importante rede entre pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas nos estudos imagéticos por todo o território nacional. Atualmente, o grupo de pesquisa conta com parceiros da Universidade de Gurupi (UNIRG), Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Desde 2016, o Coletivo realiza ações de pesquisa, de ensino, de extensão e de cultura buscando expandir as ações para além das universidades, tocando as pessoas de diversas cidades, estados e contextos. Por realizar os encontros de discussão teórica na modalidade remota, conseguem receber pessoas de todo o Brasil e favorecer que as ações aconteçam em outros lugares, encurtando a distância geográfica entre as pessoas interessadas no debate atual sobre Fotografia.

A última exposição do Coletivo pode ser acessada em:

Quer conhecer mais e participar das ações do Coletivo?
Acesse nosso Instagram e fique por dentro!
@coletivo50graus