Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus da UFT em Porto Nacional organiza programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher
Início do conteúdo da página
08 de Março

Câmpus da UFT em Porto Nacional organiza programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 02 de Março de 2023, 18h32 | Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2023, 13h46

Em 08 de março é comemorado o  Dia Internacional da Mulher, data que se tornou um símbolo da luta histórica das mulheres pela garantia de seus direitos. Para reforçar a importância  e suscitar reflexões sobre esta data, a Direção do Câmpus da UFT em Porto Nacional, em parceria com o Observatório Transdisciplinar sobre Feminismo, Políticas e Métodos (OUTRAS), está organizando a III Semana sobre o 08 de Março. O evento, que será realizado nos dias 08, 09 e 10 de março, traz como tema “E eu não sou uma mulher?”. Nesta edição, o evento também tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) e da Defensoria Pública do Tocantins, que vão colaborar com a abordagem dos temas propostos pelo evento. 

A programação desta terceira edição da Semana sobre o 08 de Março propõe discussões sobre equidade de gênero, justiça reprodutiva, assédio sexual e abusos nas relações acadêmicas. Além disso, a programação também conta com a tradicional nomeação das alamedas do Câmpus com nomes de mulheres e a intervenção Banheiros Feministas. A diretora do Câmpus de Porto, Etiene Fabbrin destaca a relevância da discussão e das ações propostas pelo evento: “ São ações extremamente importantes e o tema deste ano é voltado para a questão do assédio; nós temos a proposta de uma ouvidoria feminista, uma proposta que já vem sendo discutida há tempos no Câmpus e isso será discutido em uma plenária durante o evento. Então, são ações voltadas para as mulheres, e sempre lembrando de incluir nesse processo as mulheres trans”.  

Gleys Ramos, professora do Curso de Relações Internacionais da UFT e coordenadora do Observatório Feminista Outras, explica a origem do tema e das discussões trazidas pelo evento: “O tema ‘E eu não sou uma mulher?’ foi retirada de uma fala que foi transcrita de uma mulher ex-escravizada, a Sojourner Truth, em que ela questiona um grupo de mulheres brancas  que estão discutindo direito de mulheres, mas que não discute o direito de mulheres indígenas e de mulheres negras, isso lá no século 19. Então, ela questiona essas mulheres e pergunta ‘E eu não sou uma mulher?' Então, a programação é toda baseada em reivindicações estudantis. As estudantes do Câmpus de Porto têm reivindicado, desde o ano passado, que a gente falasse sobre direitos sexuais e reprodutivos”.

A professora também ressalta a relação desta frase com a data do 08 de março: “ Quando a gente traz essa frase para essa semana, a gente também está querendo convocar essas mulheres da Universidade a pensar outras nuances do que é ser mulher e dentro dessa perspectiva, pensar a ausência quase que completa de mulheres nas tomadas de decisões nos cargos de gestão,  mulheres traz dentro da sala de aula, seja professorando seja estudando, mulheres indígenas e negras como um todo fora dos cargos de submissão, ocupando cargos mais subalternizados. E também o apagamento dessas mulheres dentro da Universidade pelas outras mulheres, seja de forma proposital, seja pela não consciência etinco-racial. Então esse tema é uma convocação para  essas mulheres pensarem situações de privilégio”. 

Mesa-redonda “Mulheres que fizeram e fazem história”

Ainda dentro da programação da Semana sobre o 08 de Março do Câmpus de Porto Nacional, no dia 08, às 15h, será realizada a mesa-redonda “Pioneiras, Internacionalistas, Rebeldes e Indomáveis: mulheres que fizeram e fazem história".  A atividade faz parte da programação geral da UFT sobre a data, organizada pela professora Solange Nascimento, atual coordenadora de Ações Afirmativas da UFT.. 

A mesa será conduzida pelas professoras Fabiana Scoleso, do curso de Relações Internacionais; Glória Azevedo e Adriana Capuchinho, do curso de Letras; Êça Pereira e Ângela Teixeira,  do curso de História; e Patrícia Orfila, do curso de Arquitetura e Urbanismo; além das alunas do curso de Relações Internacionais, Allana Maria Silveira e Mayra Gonçalves. O tema da mesa é inspirado no livro “Lutadoras: história de mulheres que fizeram história”, de Andrea D’Atri e Diana Assunção. Publicado pela editora Iskra em 2018, o livro reúne textos de mulheres militantes desde o século 19. 

A professora Êça Pereira, que é uma das participantes da mesa, ressalta os objetivos das discussões: “A ideia é falar um pouco de pesquisas históricas que tragam mulheres enquanto seres protagonistas, atuantes, sujeitas que transformaram a época, que transformaram seu tempo. E oportuno tratar disso dentro da nossa área,  que é a produção científica, pois não podemos ignorar esse locus social da Universidade”.

 
Confira  os temas que serão debatidos na mesa 








registrado em:
marcador(es): Porto Nacional,Home
Fim do conteúdo da página