Página inicial > Últimas Notícias > UFT participa da organização do Banquetaço 2023 em comemoração à volta do Consea
Banquetaço 2023

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 27 de Fevereiro de 2023, 10h53 | Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2023, 19h53

A UFT está participando da organização do Banquetaço 2023 no Tocantins. O evento, que será realizado nesta segunda- feira, 27 de fevereiro, às 12:00h, em 19 estados e 40 cidades, entre elas Palmas, traz como tema “O CONSEA VOLTOU! Um prato cheio de justiça social”. O objetivo é celebrar a volta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que havia deixado de fazer parte da estrutura ministerial do governo anterior. No Tocantins, o evento  está sendo conduzido  pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-TO) e  faz parte de uma mobilização nacional desenvolvida pelo coletivo Banquetaço,  que consiste na realização de um banquete público e  distribuição de alimentos para visibilizar a questão da fome e insegurança alimentar  no Brasil.

Em Palmas, as  ações do Banquetaço 2023 serão realizadas na Estação Apinajé com distribuição de alimentos doados pelos agricultores familiares do estado do Tocantins. A professora Keile Aparecida Beraldo, que é vinculada ao Colegiado do Curso de Ciências Econômicas da UFT e representa a Universidade no Conselho de Segurança Alimentar do Estado, destaca a importância da realização do Banquetaço 2023, principalmente no Tocantins: “O Mais importante do movimento é a mobilização e a participação de diferentes setores da sociedade, que se preocupam com a questão da alimentação ou seja da segurança e insegurança alimentar e nutricional , assim como a soberania alimentar das comunidades rurais, tais como agricultores familiares, comunidades  tradicionais e outros”.

Keile ressalta também que, as ações realizadas pelo Banquetaço vão de encontro com as preocupações da UFT enquanto instituição no que diz respeito  ao avanço da fome em todo país: “Eu como conselheira vejo é extremamente importante a participação da UFT, no sentido que a gente também demonstra uma preocupação da social com a falta do alimento mesmo, a fome, e a insegurança alimentar nutricional, que aí a gente tem,  segundo os dados das pesquisas, em torno de um terço da nossa população passando por isso”.

A professora também frisa que esta edição do Banquetaço marca o início das atividades do Consea em 2023, que serão continuadas a partir da posse dos novos conselheiros e conselheiras, que acontece em Brasília no dia 28 de fevereiro: “A última edição foi em 2019. Então a gente está retomando agora em 2023  com muita esperança de que o governo federal atenda e as demandas da sociedade para minimizar esse nosso problema  tão grande que é a fome. Não só a falta de comida,  mas também  garantir que esse alimento chegue na mesa né do consumidor em boas condições, respeitando as questões agroecológicos, as questões ambientais, o não uso de agrotóxico, a não exploração da mão de obra e que esse alimento também tenha uma forma de categoria política em que os pequenos agricultores sejam respeitados”.

Além da UFT, participam da organização do Banquetaço no Tocantins, o Núcleo de Estudos em Agroecologia (Neads/UFT), a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), a Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação e Escola da Família Agrícola de Porto Nacional, o MST, a Associação Tocantinense de Agroecologia (ATA) entre outros. Para participar das ações do Banquetaço aqui em Palmas, basta preencher o formulário de inscrição do evento. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na página do Banquetaço no Instagram.

Sobre o Banquetaço

O Banquetaço, que é um coletivo de ação direta, formado pela sociedade civil organizada para fortalecer a defesa do direito humano à alimentação saudável e adequada. Ações coordenadas de iniciativas diversas são realizadas por meio da ação coletiva e se manifestam por meio de banquetes públicos e intervenções sempre visando sensibilizar a sociedade sobre a importância da comida – no campo e na cidade. Banquetaço também é uma ferramenta de ação política em prol da Soberania e Segurança Alimentar Nutricional (SSAN) para toda a população.

marcador(es): Palmas,Home,Neads