Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Hacka Truck encerra atividades na UFT com apresentação de sete protótipos de Apps desenvolvidos pelos estudantes
Início do conteúdo da página
Hacka Truck na UFT

Hacka Truck encerra atividades na UFT com apresentação de sete protótipos de Apps desenvolvidos pelos estudantes

Por Joice Danielle Nascimento | Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 23h05 | Última atualização em Quarta, 22 de Fevereiro de 2023, 16h06

A equipe do HackaTruck MakerSpace, projeto de capacitação profissional itinerante da área de Tecnologia da Informação, concluiu  nesta sexta-feira, 17 de fevereiro, o curso de qualificação  oferecido na UFT. O encerramento das atividades do projeto foi marcado pela apresentação dos aplicativos desenvolvidos pelos estudantes com base nos conhecimentos adquiridos durante o curso e a entrega dos certificados de conclusão.

Durante as cinco semanas em que o caminhão do projeto esteve no Câmpus da UFT em Palmas, os estudantes tiveram acessos a conteúdos de capacitação profissional que abrangem áreas como Programação Swift, Internet das Coisas (IoT) e aplicação dos conceitos e práticas  de serviços cognitivos em nuvem. Além disso, também tiveram a oportunidade de trabalhar com a linha de aparelhos da Apple e com Watson, que é uma plataforma de inteligência artificial e serviços cognitivos da IBM.  

A partir das tecnologias e conhecimentos obtidos no curso, os estudantes tiveram que propor soluções tecnológicas para resolver problemas cotidianos. O resultado desse desafio foi o desenvolvimento de sete protótipos de aplicativos, que possuem como principais finalidades ajudar o público no desenvolvimento de atividades cotidianas com mais agilidade. Entre as tecnologias usadas para o desenvolvimento dos Apps estão Swift UI, Note-Red, Cloudant DataBase.

Conheça os APPs desenvolvidos

EconomEasy

Protótipo de aplicativo  para gestão financeira, desenvolvido pelos estudantes Thiago Gonzaga, Maria Clara Nazareno, Ricardo Henrique e Iago Arruda Faria.

Monta Time

Protótipo de aplicativo para montar times, organizar partidas e competições entre amigos desenvolvido Alexander Tadeu Rossini, Guilherme da Silva Rosário, Matheus Silva Rosário e Samuel de Paula Faria.

Hacka Cook

Protótipo de aplicativo para compartilhar e aprender receitas, além de buscar receitas com base em um ingrediente específico. Ele foi desenvolvido pelos estudantes Milena Rios, Thais Faustino Calixto, Eric Jonai Costa e Nathan Machado.

Capibaya

Protótipo de aplicativo para gerenciamento de leituras desenvolvido pelos estudantes Gabriel Tavares dos Santos, Marcos Moreira, José Borges, Wanderson Bueno e Kalil Canuto.

DT Money

Protótipo de aplicativo para controles financeiros, desenvolvido pelos estudantes Filipe Marques de Souza e Ítalo Gabriel Prudêncio Maia.

Off Course APP

Protótipo de aplicativo para minimizar distrações durante o estudo em plataformas de vídeo aulas. O App foi desenvolvido por João Pedro Melo Póvoa, Guilherme Brandt e Sílvio Otávio.

Meu Cronograma de Estudos

Protótipo de aplicativo para organizar o processo de estudo e reunir informações sobre locais adequados para estudar, como bibliotecas e cafeterias. O projeto foi desenvolvido pelos estudantes Érick Santos Maçal, Gabriel Borges Araújo e Wilque Muriel do Nascimento.

O gerente de Pesquisas e Desenvolvimento da IBM, Luís Flávio da Silva, destacou a satisfação com a participação dos alunos e o orgulho do trabalho apresentado pelos mesmos: “A nossa segunda vinda aqui foi extremamente satisfatória! A gente vê os alunos engajados, a gente percebe os alunos  com vontade e gana de querer produzir as coisas e envolvidos no projeto. Todos eles criaram alguma coisa do zero, eles saíram de um ponto zero e chegaram em algo. Produziram um protótipo daquilo que eles tinham na cabeça e isso foi extremamente satisfatório. Esse engajamento, essa vontade e esse resultado que foi apresentado mostrou realmente que a gente tomou a decisão certa de voltar à UFT”. 

Luis Flávio também enfatiza o desejo de continuar a parceria com a UFT em novas edições do Projeto: “Toda vez que a gente puder, toda vez que a gente tiver uma nova edição, com certeza a gente vai passar por aqui, porque é como eu disse, parceiro a gente abraça e não solta mais. Com bons parceiros a gente faz isso! E eu não tenho nada para reclamar da Universidade. A gente teve suporte da Universidade, dos professores durante todo o processo tanto burocrático quanto de infraestrutura ,então aqui realmente são parceiros que a gente nunca vai deixar de lembrar em novas edições porque realmente foi satisfatório”.

Para Fabrício Sousa, que é um dos instrutores do projeto, o talento e criatividade dos estudantes da UFT foi algo surpreendente: “Durante essas cinco semanas que a gente ficou aqui na UFT, nós tivemos um bom grupo de estudantes, alunos com bastante expertise  e experiência , tanto que prototiparam coisas que vão ajudar a sociedade o que é importante. E eu vou sair da UFT com a sensação de dever cumprido, foi bem gratificante porque eles foram até um porco acima da curva, desenvolveram protótipos interessantíssimos e a gente faz votos de que eles consigam dar continuidade a esse trabalho e que num futuro próximo a gente possa regressar e trazer mais ideias”.

Edilson Almeida, que também atua como instrutor do projeto, enfatiza que a partir do que foi desenvolvido no curso, os participantes já estão aptos a propor soluções tecnológicas para problemas que possam surgir: “Depois de cinco semanas, o mais importante é ver já conseguem fazer as coisas sozinhos. Se a gente passar uma proposta de desafio eles já tem o conhecimento suficiente para conseguir buscar as soluções sozinhos, então isso mostra que o nosso processo aqui foi satisfatório, pois a gente consegue ver os resultados nas apresentações, mas sabemos que vai muito além disso. E em relação a minha experiência, foi muito boa porque tivemos uma troca de emenda, pois da mesma forma que elas estavam aprendendo, a gente estava aprendendo junto”.

Guilherme Brandt, um dos estudantes capacitados pelo curso do Hacka Truck destaca que o conhecimento trazido pelo Projeto foi de extrema importação para sua construção enquanto profissional: "O curso foi fantástico! Aqui a gente teve a oportunidade de trabalhar com tecnologias, que normalmente a gente não teria, o fato de poder trabalhar com máquinas que a maioria das pessoas não têm acesso e metodologias diferentes. E o auxílio dos instrutores é algo que faz toda a diferença, foi valiosíssimo”. Sílvio Otávio, estudante que também participou do curso, destaca a atualidades dos conteúdos apresentados pelo curso: “O curso Hacka Truck é muito bom porque atua na apresentação de novas tecnologias, que estão voltadas para o mercado de trabalho e também nos a oportunidade de trabalhar com tecnologias mais restritas como a da Apple. Eu pretendo levar esse conhecimento adquirido com o Haka Truck para vida e futuramente aplicar no mercado de trabalho”.

 

Sobre o Hacka Truck

Iniciado em 2015, o projeto é patrocinado pela IBM Brasil e Flex, em colaboração com a Apple, e executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado. Ele tem como  objetivo oferecer capacitação profissional para estudantes de Instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação, em desenvolvimento iOS para aplicativos móveis associados com Internet das Coisas (IoT - Internet of Things) em ambiente maker, e ênfase em conceitos e práticas de serviços cognitivos em nuvem. Todas essas atividades são desenvolvidas através de um laboratório móvel que funciona como uma sala de aula itinerante.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas aqui.

 

 

 



     

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página