Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estudante da UFT participa de evento internacional
Início do conteúdo da página
Intercâmbio

Estudante da UFT participa de evento internacional

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 10 de Janeiro de 2023, 16h55 | Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2023, 23h21

A estudante Maria Gabriella Rodrigues de Souza, do Curso de Direito da UFT, participou da 13ª edição do Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina, desenvolvido através da Fundação Botín. O intercâmbio, que é realizado entre Colômbia, Espanha e Brasil, ocorreu entre os meses de outubro e dezembro de 2022. O objetivo da ação é contribuir para o desenvolvimento da região latino-americana por meio da formação de líderes para a atuação no serviço público. Maria Gabriella foi a primeira estudante da Região Norte do Brasil a participar desse programa de intercâmbio. 

Para conseguir a bolsa, a estudante passou por um processo seletivo que reuniu mais de 6 mil estudantes  de toda a América Latina. Após ser aprovada nas três fases da seletiva, que envolveu análise curricular, entrevistas e dinâmicas em grupo, Maria Gabriella se juntou a outros 31 estudantes de 17 países latino-americanos selecionados para participar das experiências formativas do Programa, totalmente custeadas pela Fundação Botín, que é uma organização espanhola sem fins lucrativos.   

Durante o período de vigência do intercâmbio, a estudante e os demais selecionados  participaram de um curso intensivo de estudos variados envolvendo áreas como Economia, Direito, Ordem Global, Sustentabilidade, Desigualdades, Educação e Ética Pública. O curso foi ministrado por professores de universidades renomadas, como a de Salamanca na Espanha e da Universidad de Los Andes, na Colômbia. 

Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de discussões de temáticas importantes da Gestão Pública com o Rei da Espanha, Filipe VI; com a ministra da Justiça espanhola, Pilar Llop e com o ministro da Educação da Colômbia, Alejandro Gaviria. Os estudantes também participaram de atividades turísticas, como o “Caminho de Santiago”, trajeto percorrido até a Catedral de Santiago de Compostela, na cidade espanhola de Compostela.

Maria Gabriella ressalta a importância  de vivenciar essa experiência e o sentimento de representar a Região Norte no Programa:  “Foi uma experiência de grande enriquecimento tanto humano quanto acadêmico. E mais que isso,  participar desse projeto sendo a primeira brasileira da região Norte escolhida em 13 anos de programa, foi uma grande responsabilidade”. 

Segundo a estudante,  os eixos temáticos desenvolvidos no intercâmbio  aumentaram seu desejo de trabalhar pelo desenvolvimento do Brasil: “O programa é sobre a valorização da região latino-americana através de boas práticas no serviço público, como Proatividade, Integridade e Vocação de Serviço, podemos melhorá-la. Voltei de lá com uma admiração, amor e sentimento de integração pela região que nunca havia tido tão forte. E uma vontade maior ainda de contribuir para a mudança do meu país e ajudar a melhorar a vida do nosso povo”.

Maria Gabriella também destaca o papel dos professores da UFT na sua trajetória acadêmica, que lhe possibilitaram pleitear a bolsa de intercâmbio: “Os professores e professoras da UFT tanto do meu curso, como de outros, foram essenciais para que conseguisse a bolsa. Profissionais exemplares que fizeram muito mais do que era seu dever. Destaco minhas orientadoras Ana Lúcia Pereira, do curso de Direito; o grupo de pesquisa e extensão Igualdade Étnico Racial e Educação;  Gleys Ially Ramos, de Relações Internacionais; o grupo de extensão Prática Humanizada em Direito e Gênero; e o orientador Roberto Antônio Penedo do Amaral,  de Filosofia e do grupo de pesquisa Nonada”. 

registrado em:
marcador(es): Direito,Home
Fim do conteúdo da página