Página inicial > Últimas Notícias > Produto de mestrado gera e-book de 'bate-papo' em quadrinhos com o filósofo Spinoza
PROF-FILO

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 08h00 | Última atualização em Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 08h04

Fruto do trabalho do agora mestre em Filosofia, Divino Viana, já está disponível no Repositório Institucional da UFT (RI) o e-book "Alice & Marquinhos: um bate-papo com o amigo Spinoza". A publicação, que teve a orientação do professor do Curso de Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo - em rede), José Soares, foi desenvolvida em formato de quadrinhos, com diálogos entre dois jovens - Alice e Marquinhos - com o filósofo Spinoza.

O docente e idealizador da publicação, Divino Viana, destacou que a obra surgiu da necessidade de elaboração de um conteúdo filosófico e mais acessível aos alunos e que ajudasse os docentes nas aulas. "Nele trabalhei, basicamente, parte da teoria do conhecimento de Spinoza. A ideia central é trabalhar o problema do erro e, para isso, falei dos gêneros de conhecimento: imaginação, razão e intelecto e como podemos acompanhar o erro realizando a sua emenda ou correção", frisou.

Segundo o professor Soares, a obra parte da própria natureza do curso stricto sensu em que Viana esteve inserido; Soares disse que o mestrado "pede que o objeto de pesquisa tenha como origem e finalidade a experiência do docente em uma escola - pensamos em uma intervenção na Escola Militar de Brasília (EMB) em que o docente pudesse trabalhar temáticas de filosofia de uma maneira inovadora e que despertasse o interesse dos estudantes. Foi aí que surgiu a ideia de desenvolver este material didático ilustrado e em forma de diálogo em que um filósofo (Spinoza, no caso) conversa com os estudantes da escola sobre questões em torno do conhecimento, da imaginação e do erro".

Ainda segundo Soares, o trabalho de elaboração do e-book ocorreu durante o segundo semestre de 2022. "A pesquisa teórica vem desde a entrada do professor Divino no Mestrado (em agosto de 2020)". A obra já foi apresentada no Colégio Militar de Brasília (onde Divino é docente), como pesquisador e extensionista na instituição. "O uso pedagógico ainda será definido nas reuniões de planejamento da escola. No entanto, queremos destacar que este material está sendo divulgado para os professores de educação básica da área de Ciência Humanas para que possam utilizar na dinamização de seus trabalhos pedagógicos independente da escola em que atuem. Qualquer pessoa pode baixar à vontade no Repositório Institucional da UFT e usar gratuitamente", pontua o orientador Soares.

Acesse a publicação, gratuitamente, por meio do Repositório Institucional da UFT.

marcador(es): Palmas,Home,Filosofia,Prof-Filo