Página inicial > Últimas Notícias > UFT concede título de Doutor Honoris Causa ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva
consepe

Por Bianca Zanella | Revisão: Paulo Aires | Edição: Gihane Scaravonatti | Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2022, 17h06 | Última atualização em Sexta, 30 de Dezembro de 2022, 17h44

UFT concede título de Doutor Honoris Causa ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da SilvaO Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) aprovou, nesta terça-feira (06), em sua 112ª reunião ordinária, a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. A homenagem foi uma proposição do reitor, Luís Eduardo Bovolato.

Primeiro presidente da República do Brasil eleito pela terceira vez e com maior número de votos da história, Lula teve como uma das marcas de suas gestões anteriores a expansão do acesso ao ensino superior e, em especial, das universidades federais, com políticas públicas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), entre outras.

O reitor e relator da proposta justificou a concessão considerando todo o histórico de apoio do presidente às universidades federais e, em especial, o contexto de comemorações dos 20 anos de implantação da UFT em 2023. A UFT foi criada no ano 2000 e implantada em 2003, no primeiro ano do primeiro mandato de Lula.

Lula já é doutor honoris causa por um total de 36 instituições, incluindo 16 universidades públicas brasileiras - federais e estaduais -, 13 universidades argentinas e outras da França, de Portugal, da Espanha, do Peru, do Equador e da Bolívia.

marcador(es): Reitoria,Home,Consepe