Página inicial > Últimas Notícias > Associação de Taekwondo apoiada pela UFT realiza cerimônia de graduação de alunos
Troca de Faixa

Por Glenda Barros e Maria Luiza Lins | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2022, 15h06 | Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2022, 14h50

Associação Wosley Taekwondo realiza cerimônia de graduação de alunosNos dias 26 e 27 de novembro, a Associação Wosley Taekwondo graduou treze de seus atletas dos municípios de Palmas e Paraíso. O projeto que oferece aulas gratuitas de taekwondo à comunidade é de responsabilidade do professor Wosley Arruda, do curso de Ciência da Computação da UFT.

Dos 13 atletas, 8 formaram-se faixa preta, obtendo o 1º DAN; 4 graduaram-se 2º DAN e um 6º DAN. A avaliação de faixa preta foi realizada online.

Entre os novos graduados estão João Celino Gualberto Pereira, estudante da UFT e primeiro quilombola do Tocantins a se formar faixa preta em taekwondo.

"É com o sentimento de realização e persistência que conquisto a graduação de 1º DAN nessa arte marcial que me faz tão bem, física e mentalmente. Foram anos de dedicação e agora é seguir praticando, aperfeiçoando e vivendo cada vez mais o taekwondo. Feliz também por ser o marco inicial entre meu povo quanto à graduação, espero que muitos outros quilombolas tocantinenses tenham o mesmo privilégio que eu hoje tive", explica João Celino.

Na ocasião, Wosley da Costa Arruda se tornou faixa preta 6º DAN e destacou o quão gratificante é ver tantos alunos se graduando: "Somos hoje a equipe de taekwondo com maior número de faixa preta no Tocantins, a primeira a ter um atleta quilombola formado e destaco ainda o espaço ocupado pelas mulheres no nosso tatame, pois é dever nosso fazer com que o esporte seja acessível a todas as pessoas".

O evento contou com a participação da Grão Mestra Emivilda Pereira, que ministrou um curso com técnicas de taekwondo para os novos graduados. Emivilda Pereira foi a primeira mulher a se tornar mestra e grão mestra brasileira nessa arte marcial.

A Associação Wosley Taekwondo atua no Tocantins há cerca de 8 anos oferecendo aulas gratuitas à comunidade, atendendo cerca de 500 alunos, sendo estes, na sua maioria, alunos de escola pública e/ou em situação de vulnerabilidade social. Em Palmas, as aulas ocorrem no Bloco III do Câmpus de Palmas, graças a uma parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) e o curso de Ciência da Computação.

marcador(es): Palmas,Proex,Home