Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Alunos de Engenharia de Alimentos e Economia da UFT atuam nos preparativos para a Festa da Jabuticaba
Início do conteúdo da página
Parceria

Alunos de Engenharia de Alimentos e Economia da UFT atuam nos preparativos para a Festa da Jabuticaba

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 04 de Novembro de 2022, 18h31 | Última atualização em Sexta, 04 de Novembro de 2022, 20h32

Os alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia de Alimentos e os alunos do PET do curso de Ciências Econômicas da UFT estão colaborando com os produtores de jabuticaba do Distrito de Taquaruçu, em Palmas, que vão participar da 4ª Festa da Colheita de Jabuticaba, que será realizada entre os dias 11 e 13 de novembro de 2022. Entre as atividades oferecidas pelos alunos, estão oficinas e minicursos sobre manuseio e precificação de produtos à base de jabuticaba. 

Atividades oferecidas pelo PET de Engenharia de Alimentos

Os alunos do PET de Engenharia de Alimentos estão oferecendo a três produtores de jabuticaba de Taquaruçu, o acompanhamento no processo de elaboração de tabela nutricional,  ficha técnica e manual de boas práticas, que são elementos fundamentais para a comercialização de produtos alimentícios. A ação faz parte do projeto de extensão “UFT além dos muros”, desenvolvido pelo PET de Engenharia de Alimentos e contou com a parceria da Casa do Empreendedor e da Prefeitura de Palmas.  

Além deste acompanhamento, os alunos também realizaram com os produtores, no último dia 03 de novembro, um minicurso de boas práticas de manipulação de alimentos voltado especificamente para produtos derivados de jabuticaba. O minicurso tinha como objetivo mostrar aos produtores a forma correta de manipular os alimentos que serão comercializados durante o evento.

A estudante Emanuelly Mota destaca a importância das atividades realizadas junto aos produtores: “Foi muito importante porque a gente levou conhecimento, pois é um produto que eles vão vender, comercializar e de repente eles não têm  esse conhecimento mais técnico que a gente levou, como por exemplo a tabela nutricional, porque as pessoas que compram e que consomem esses produtos querem saber dessas informações. Então são pequenos produtores que não têm condições  de arcar com os preços de uma consultoria, e nós oferecemos esses serviços de modo voluntário”.

 
Atividades oferecidas pelo PET Economia 

Os alunos do PET de Economia ofereceram aos produtores, no último dia 31 de outubro, uma oficina de precificação de produtos derivados de jabuticaba. Durante a oficina, foram discutidos assuntos como importância de conhecer e registrar os custos, além de um passo prático de como precificar um produto. A professora Juliana Melo, que participou da ação, enfatizou a importância do trabalho realizado para os produtores e alunos: “Foi um momento muito legal de aprendizado. Alguns produtos estavam sendo comercializados com preços abaixo do custo de produção e, perceber isso durante a oficina, mostrou o quanto é importante essa troca entre a prática e a teoria”, comentou a professora. 

A atividade desenvolvida com os produtores foi resultado de uma parceria do PET de Economia e do Centro de Desenvolvimento Regional do Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades  e Sistemas Socioecológicos (Neruds) com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Palmas.

 

 

Fim do conteúdo da página