Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para o HackaTruck MakerSpace estão abertas; palestra de abertura será nesta quarta (26)
CAPACITAÇÃO

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2022, 17h01 | Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2022, 17h08

HackaTruck-MundoMaker (capa)Estão abertas as inscrições para participação na seletiva do projeto HackaTruck MakerSpace. Nesta quarta-feira (26), ocorrerá uma palestra no Bloco III, a partir das 17h, no Espaço de Estudos Dojo, onde os participantes poderão tirar dúvidas sobre o evento. As incrições podem ser feitas por meio do site do evento (www.hackatruck.com.br). A primeira fase é a realização de um curso a distância (EaD) com quatro módulos. Quem obtiver aproveitamento mínimo de 70% pode concorrer a uma das 56 vagas para o curso presencial, com início previsto para janeiro de 2023.

De acordo com o material de divulgação do projeto, o HackaTruck visa promover capacitação profissional para estudantes de instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação, em desenvolvimento iOS para aplicativos móveis associados com Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês para Internet of Things), em ambiente maker, e ênfase em conceitos e práticas de serviços cognitivos em nuvem.

O projeto

Iniciado em 2015, como um projeto dinâmico numa verdadeira capacitação sobre rodas, foi concebido através de um laboratório móvel que funciona como uma sala de aula itinerante, integrando e capacitando estudantes do ensino superior de todo o país em novas tecnologias. Neste espaço, alunos criam e desenvolvem protótipos de aplicativos móveis relacionados aos temas estudados.

O projeto é patrocinado pela IBM Brasil e Flex, em colaboração com a Apple, e executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado.

Desde seu início (2015), o HackaTruck visitou 69 instituições de ensino superior brasileiras, capacitou gratuitamente 10.077 alunos no seu curso à distância em Lógica de Programação, Orientação a Objetos, Fundamentos de Swift, e JavaScript e RESTful APIs, 2.670 alunos em seu laboratório móvel e em atividades remotas, em temas como programação Swift para Plataforma iOS, práticas de Cloud Services e Internet das Coisas, e proporcionou a criação de 533 protótipos de apps.

Confira nas imagens abaixo mais informações sobre o curso e as atividades propostas: