Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professor do PPGBec da UFT participa de reportagem internacional sobre os desafios ambientais enfrentados pelos rios amazônicos
Início do conteúdo da página
Destaque

Professor do PPGBec da UFT participa de reportagem internacional sobre os desafios ambientais enfrentados pelos rios amazônicos

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 10 de Outubro de 2022, 14h59 | Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2022, 10h56

O biólogo e professor Fernando Pelicice, do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação da UFT (PPGBEc), sediado em Porto Nacional, participou recentemente, como um dos especialistas ouvidos pela reportagem internacional produzida e exibida pelo canal de TV China Global Television Network (CGTN), organização internacional de mídia chinesa. O título da reportagem é “Rivers in Brazil’s Amazon region facing environmental challenges” (Rios da região amazônica brasileira enfrentam desafios ambientais). A matéria retrata as dificuldades ambientais enfrentadas pelos rios da região amazônica, com foco na bacia do rio Tocantins-Araguaia.

Com publicações de impacto mundial na área de Ecologia e Conservação, o professor Fernando foi escolhido para falar à reportagem por seu vasto conhecimento sobre a região e também por sua grande experiência na área de biodiversidade e conservação de recursos naturais. Inclusive, o estudo que estimulou a reportagem foi uma iniciativa do PPGBec, sob organização do professor Fernando. Intitulado “Large-scale Degradation of the Tocantins-Araguaia River Basin'' (Degradação em larga escala da bacia do rio Tocantins-Araguaia), a pesquisa contou com a colaboração de dezenas de pesquisadores e diferentes instituições nacionais e internacionais e foi publicada na revista Environmental Management em 2021.

No decorrer da reportagem, o professor Fernando explica a relevância ambiental, social e econômica da bacia TO-AR e destaca a alta biodiversidade que caracteriza a região, especialmente no estado do Tocantins. O pesquisador também enfatiza que os impactos ambientais, com destaque para o desmatamento, implicaram em perdas significativas de vastas áreas de Cerrado nativo.  Outro ponto abordado pela matéria são os impactos causados pela expansão da piscicultura e políticas equivocadas que autorizam o cultivo de peixes exóticos, além das consequências das hidrelétricas para o rio Tocantins, da agricultura irrigada e assoreamento no rio Araguaia.

Para o professor Fernando, a divulgação das tendências atuais de degradação ambiental no Brasil pelas mídias internacionais é fundamental para a busca de políticas públicas mais equilibradas: “Nosso país tem destaque absoluto quando se fala em biodiversidade e ecossistemas e sempre assumiu certo protagonismo nos debates internacionais sobre a proteção do meio ambiente. Mas, as más políticas atuais implicam no desenvolvimento de baixa sustentabilidade a longo prazo, o que deve gerar alto prejuízo ambiental e econômico. Expor essa realidade para a comunidade internacional é uma forma de pressionar as autoridades brasileiras, em todos os níveis, por mais compromisso e responsabilidade na gestão de nosso rico patrimônio natural”.

A reportagem da qual o professor Fernando participou, está disponível na íntegra no canal da CGTN no You Tube. Para os interessados em saber mais sobre o estudo em que a  reportagem foi baseada, clique aqui.   

 

 

 

registrado em:
marcador(es): Porto Nacional,Home,PPGBec
Fim do conteúdo da página