Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ação "Um dia no Câmpus de Porto Nacional" recebe estudantes da educação básica na UFT
Início do conteúdo da página
Um dia no Câmpus

Ação "Um dia no Câmpus de Porto Nacional" recebe estudantes da educação básica na UFT

Por Laranna Prestes - UFT Porto Nacional | Edição: Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 07 de Outubro de 2022, 17h22 | Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2022, 10h55

Na última quinta-feira, 06 de outubro, cerca de 700 estudantes de ensino médio e fundamental da rede básica de ensino visitaram a Universidade Federal do Tocantins (UFT) no evento “Um dia no Câmpus de Porto Nacional”. A iniciativa, prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), foi organizada pela Direção de Câmpus, pelos integrantes do Programa de Integração dos Discentes Ingressantes (Pidi) e Movimento Estudantil.

Participaram da ação o Instituto Federal do Tocantins (IFTO); as unidades de ensino: os Colégios Estadual Angélica Ribeiro Aranha, Marechal Artur da Costa e Silva e Sagrado Coração de Jesus; e as Escolas Dom Pedro II, Alfredo Nasces e Escola Família Agrícola, de Porto Nacional. Ainda, Escola Estadual Ana de Souza Paiva, de Ipueiras; a Escola Estadual de Tempo Integral Mestra Bela, de Monte do Carmo; e professoras do Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, de Palmas.

Durante todo o dia, o evento mobilizou toda a comunidade acadêmica, na recepção dos estudantes, que participaram de aulas abertas e conheceram os cursos e professores, como o Dr. Fernando Pelicice. Os estudantes também participaram de palestras, como “Mulheres na Universidade”, ministrada pela Profa Gleys Ramos,  e do debate sobre “Universidade e Redes Sociais”, promovido  pelo Movimento Estudantil. A visita contou ainda com oficina de criação digital, visita a laboratórios e as demais dependências do Câmpus. Os estudantes também se divertiram com as atrações musicais: Tambores do Tocantins e Banda Marcial do Município de Porto Nacional.

“Essa aproximação entre educação básica e a universidade é importante porque faz com que o jovem entenda que ela é um patrimônio e local destinado a ele. A universidade pública muda vidas e é esse o nosso objetivo quando levamos o estudante ao Câmpus: que se inspire e que possa, assim como nós fizemos um dia, mudar a sua vida, sua perspectiva de mundo, através da educação”, destacou a professora Etiene Fabbrin, diretora do Câmpus de Porto Nacional.

A estudante do IFTO, Letícia Aires Moura, destaca que a visita contribuiu com a escolha de cursos, para prestar o vestibular. “Era meu interesse conhecer o Câmpus porque me inscrevi no vestibular para a UFT. Também por motivos escolares, já que é sempre bom fazer essas visitas que fortalecem nosso conhecimento. Eu quero fazer Direito, mas me despertou o interesse e me identifiquei com Geografia, ofertado aqui no Câmpus, pela maneira que o professor falou sobre o curso”, pontuou  a estudante.

Outro movimento possível com essa ação é o retorno dos egressos da UFT que hoje atuam na educação básica. Como é o caso da Professora  Nibelle Aires Lira, graduada e mestre no Câmpus de Porto Nacional, professora de biologia e coordenadora pedagógica do ensino médio no Colégio Sagrado Coração de Jesus. “Vir aqui hoje é uma das coisas que tenho tentado fazer na educação básica: aproximar a universidade dos professores e estudantes. É emocionante voltar para o lugar onde me formei. É legal ver os olhinhos dos alunos brilhando. Precisamos mostrar a universidade, fazer conhecer como se faz ciência, quem faz ciência, trazê-los à universidade e levar a universidade onde eles estão”, ressaltou Nibelle.

A expectativa é que os visitantes retornem em breve como estudantes da UFT. “Foi um dia muito produtivo onde pudemos passar nossas experiências como estudantes da universidade para que eles fiquem motivados e esperançosos para entrar na universidade e saber que aqui serão acolhidos. Infelizmente estamos atravessando esse momento de corte de recursos, mas temos esperança que dias melhores virão e que eles vêm hoje conhecer possam voltar no futuro para estudar e se formar conscientes dos seus direitos e deveres sociedade”, destacou Jardeane Reis de Araújo, estudante do curso de Letras e representante do movimento estudantil.

Confira alguns registros do evento:

 

registrado em:
marcador(es): Porto Nacional,Home
Fim do conteúdo da página