Página inicial > Últimas Notícias > Ação "Um dia no Câmpus de Porto Nacional" recebe estudantes da educação básica na UFT
Um dia no Câmpus

Por Laranna Prestes - UFT Porto Nacional | Edição: Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 07 de Outubro de 2022, 17h22 | Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2022, 10h55

Na última quinta-feira, 06 de outubro, cerca de 700 estudantes de ensino médio e fundamental da rede básica de ensino visitaram a Universidade Federal do Tocantins (UFT) no evento “Um dia no Câmpus de Porto Nacional”. A iniciativa, prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), foi organizada pela Direção de Câmpus, pelos integrantes do Programa de Integração dos Discentes Ingressantes (Pidi) e Movimento Estudantil.

Participaram da ação o Instituto Federal do Tocantins (IFTO); as unidades de ensino: os Colégios Estadual Angélica Ribeiro Aranha, Marechal Artur da Costa e Silva e Sagrado Coração de Jesus; e as Escolas Dom Pedro II, Alfredo Nasces e Escola Família Agrícola, de Porto Nacional. Ainda, Escola Estadual Ana de Souza Paiva, de Ipueiras; a Escola Estadual de Tempo Integral Mestra Bela, de Monte do Carmo; e professoras do Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, de Palmas.

Durante todo o dia, o evento mobilizou toda a comunidade acadêmica, na recepção dos estudantes, que participaram de aulas abertas e conheceram os cursos e professores, como o Dr. Fernando Pelicice. Os estudantes também participaram de palestras, como “Mulheres na Universidade”, ministrada pela Profa Gleys Ramos,  e do debate sobre “Universidade e Redes Sociais”, promovido  pelo Movimento Estudantil. A visita contou ainda com oficina de criação digital, visita a laboratórios e as demais dependências do Câmpus. Os estudantes também se divertiram com as atrações musicais: Tambores do Tocantins e Banda Marcial do Município de Porto Nacional.

“Essa aproximação entre educação básica e a universidade é importante porque faz com que o jovem entenda que ela é um patrimônio e local destinado a ele. A universidade pública muda vidas e é esse o nosso objetivo quando levamos o estudante ao Câmpus: que se inspire e que possa, assim como nós fizemos um dia, mudar a sua vida, sua perspectiva de mundo, através da educação”, destacou a professora Etiene Fabbrin, diretora do Câmpus de Porto Nacional.

A estudante do IFTO, Letícia Aires Moura, destaca que a visita contribuiu com a escolha de cursos, para prestar o vestibular. “Era meu interesse conhecer o Câmpus porque me inscrevi no vestibular para a UFT. Também por motivos escolares, já que é sempre bom fazer essas visitas que fortalecem nosso conhecimento. Eu quero fazer Direito, mas me despertou o interesse e me identifiquei com Geografia, ofertado aqui no Câmpus, pela maneira que o professor falou sobre o curso”, pontuou  a estudante.

Outro movimento possível com essa ação é o retorno dos egressos da UFT que hoje atuam na educação básica. Como é o caso da Professora  Nibelle Aires Lira, graduada e mestre no Câmpus de Porto Nacional, professora de biologia e coordenadora pedagógica do ensino médio no Colégio Sagrado Coração de Jesus. “Vir aqui hoje é uma das coisas que tenho tentado fazer na educação básica: aproximar a universidade dos professores e estudantes. É emocionante voltar para o lugar onde me formei. É legal ver os olhinhos dos alunos brilhando. Precisamos mostrar a universidade, fazer conhecer como se faz ciência, quem faz ciência, trazê-los à universidade e levar a universidade onde eles estão”, ressaltou Nibelle.

A expectativa é que os visitantes retornem em breve como estudantes da UFT. “Foi um dia muito produtivo onde pudemos passar nossas experiências como estudantes da universidade para que eles fiquem motivados e esperançosos para entrar na universidade e saber que aqui serão acolhidos. Infelizmente estamos atravessando esse momento de corte de recursos, mas temos esperança que dias melhores virão e que eles vêm hoje conhecer possam voltar no futuro para estudar e se formar conscientes dos seus direitos e deveres sociedade”, destacou Jardeane Reis de Araújo, estudante do curso de Letras e representante do movimento estudantil.

Confira alguns registros do evento:

marcador(es): Porto Nacional,Home