Página inicial > Últimas Notícias > Mostra Internacional expõe sobre Arquitetura Habitacional da URSS na UFT em Palmas
Arquitetura

Por Denise Neves | Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2022, 11h28 | Última atualização em Quarta, 17 de Agosto de 2022, 11h29

A exposição internacional “Arquitetura Habitacional da URSS: concurso entre Camaradas 1926” chega na UFT do Câmpus de Palmas e segue até o dia 31 de agosto de 2022, no bloco I.

Ela é organizada pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul (Maloca) e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em parceria com os grupos Brigada Acadêmica Interdisciplinaria (BAI), do México e Taller Libre de Proyecto Social, da Argentina. Para Andréia Moassab, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), “estudar a arquitetura soviética é, sobretudo, desenhar um mundo que não era mediado pela mercadoria, um mundo fora do capitalismo, e isso tem um impacto muito grande em como você vai usar o espaço do solo urbano, em como fazer a habitação, como dividir os espaços, pois não se está visando o lucro”. Ela foi a responsável por traduzir todos os painéis do russo para o português e está rodando o Brasil com a mostra.

A exposição já passou por países como México, Venezuela e Argentina e no Brasil pelas cidades de Brasília, Cascavel, Cidade de Goiás, Foz do Iguaçu, Juiz de Fora, Natal, Rio de Janeiro, São João Del Rey, São Paulo, Uberlândia e agora Palmas. E também irá percorrer todos os Câmpus da UFT: Palmas, Porto Nacional, Gurupi, Miracema e Arraias.

Para Patrícia Orfila, docente de Arquitetura que trouxe a mostra para a UFT, "a exposição mostra a coletivização da arquitetura soviética, refeitórios, creches, tudo é pensado no coletivo. Esse processo é todo relacionado à revolução russa."

Você pode conferir todos os painéis gratuitamente no Bloco I do Câmpus da UFT em Palmas até o dia 31 de agosto de 2022.

marcador(es): Palmas,Home,Arquitetura