Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mostra Internacional expõe sobre Arquitetura Habitacional da URSS na UFT em Palmas
Início do conteúdo da página
Arquitetura

Mostra Internacional expõe sobre Arquitetura Habitacional da URSS na UFT em Palmas

Por Denise Neves | Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2022, 11h28 | Última atualização em Quarta, 17 de Agosto de 2022, 11h29

A exposição internacional “Arquitetura Habitacional da URSS: concurso entre Camaradas 1926” chega na UFT do Câmpus de Palmas e segue até o dia 31 de agosto de 2022, no bloco I. 

Ela é organizada pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul (Maloca) e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em parceria com os grupos Brigada Acadêmica Interdisciplinaria (BAI), do México e Taller Libre de Proyecto Social, da Argentina. Para Andréia Moassab, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), “estudar a arquitetura soviética é, sobretudo, desenhar um mundo que não era mediado pela mercadoria, um mundo fora do capitalismo, e isso tem um impacto muito grande em como você vai usar o espaço do solo urbano, em como fazer a habitação, como dividir os espaços, pois não se está visando o lucro”. Ela foi a responsável por traduzir todos os painéis do russo para o português e está rodando o Brasil com a mostra.

A exposição já passou por países como México, Venezuela e Argentina e no Brasil pelas cidades de Brasília, Cascavel, Cidade de Goiás, Foz do Iguaçu, Juiz de Fora, Natal, Rio de Janeiro, São João Del Rey, São Paulo, Uberlândia e agora Palmas. E também irá percorrer todos os Câmpus da UFT: Palmas, Porto Nacional, Gurupi, Miracema e Arraias.

Para Patrícia Orfila, docente de Arquitetura que trouxe a mostra para a UFT, "a exposição mostra a coletivização da arquitetura soviética, refeitórios, creches, tudo é pensado no coletivo. Esse processo é todo relacionado à revolução russa."

Você pode conferir todos os painéis gratuitamente no Bloco I do Câmpus da UFT em Palmas até o dia 31 de agosto de 2022.

registrado em:
marcador(es): Palmas,Home,Arquitetura
Fim do conteúdo da página