Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cerimônias de Colação de Grau voltam a ser presenciais
Início do conteúdo da página
Colação de grau

Cerimônias de Colação de Grau voltam a ser presenciais

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 03 de Agosto de 2022, 16h29 | Última atualização em Quarta, 03 de Agosto de 2022, 16h39

As Sessões Solenes e Públicas  de Colação de Grau são um marco do encerramento de um dos ciclos da vida acadêmica. O tão sonhado momento de receber o diploma e o título da profissão escolhida! Depois de dois anos sendo realizadas online, por conta da pandemia da Covid-19, as Colações de Grau dos cursos de graduação voltarão a ser realizadas de forma presencial, nos cinco câmpus da UFT.

As cerimônias referentes às turmas concluintes no semestre letivo de 2022/1 começarão a ser realizadas neste mês de agosto e seguem até setembro. Elas seguirão um sistema de junção de cursos por cerimônias, onde, dois ou mais cursos de áreas afins serão agrupados em uma mesma solenidade. 

Cristiane Brito, integrante da equipe de Cerimonial da UFT e que está à frente da organização das cerimônias, destaca a importância da volta das colações de grau de forma presencial na Universidade: “ O que a gente observa dentro da UFT é que a cerimônia de colação de grau é a realização de um sonho. A gente tem alunos  que são os primeiros da família  a concluírem um curso de ensino superior, então esse momento é muito aguardado, tanto para o aluno  quanto para a família”. 

Cristiane ressalta ainda que as cerimônias de Colação de Grau também são muito simbólicas para a própria UFT: “A Colação de Grau é onde a Universidade mostra  que ela cumpre o seu papel perante a sociedade, porque a UFT foi criada para formar pessoas, a sua essência é a formação, os cursos de graduação. É ali que a gente faz uma entrega, a gente devolve para a sociedade profissionais  qualificados e tem muito orgulho disso!”  

Os alunos que colaram grau de forma online durante a pandemia também poderão participar da cerimônia de colação presencial, se assim desejarem. As cerimônias dos alunos que concluíram durante a pandemia serão realizadas em conjunto com os alunos que se formam este ano.

Confira o cronograma completo das colações de grau nos cinco câmpus da UFT: 











Fim do conteúdo da página