Página inicial > Últimas Notícias > Saiba como aproveitar a UFT nas férias
dica

Saiba como aproveitar a UFT nas férias

Por Virgínia Magrin | Publicado: Segunda, 11 de Julho de 2022, 09h18 | Última atualização em Segunda, 11 de Julho de 2022, 09h27

Depois de um período de muito estudo é hora de aproveitar as tão esperadas férias. Alguns querem só descansar, outras vão viajar, fazer novos cursos ou simplesmente se divertir com os amigos e familiares. Seja qual for a sua escolha, nós reunimos algumas dicas para você aproveitar bem esse período:

1 – Explore novos ambientes

Aproveite esse período mais tranquilo e com menos obrigações para ambienta-se e conhecer o seu câmpus com calma, explorando novos ambientes.  Em Arraias, por exemplo, existem grandes espaços abertos, arborizados e com gramados que podem ser aproveitados para contemplação da natureza e relaxamento. Em Palmas a prainha é um lugar agradável para observar o por do sol, bater papo e jogar com os amigos.

2 – Pratique Esportes

Que tal trazer mais energia para os seus dias de folga e aproveitar o tempo livre para a prática de esportes? Aproveite para caminhar ou correr no seu câmpus. Em Palmas além de um amplo espaço, tem a pista de atletismo e quadras de vôlei de areia e basquete na prainha.

3 – Cuide-se

Esse também é um período para olhar pra si e mimar-se com o autocuidado. Olhe para a sua saúde, faça os exames de rotina que ainda não estavam marcados, respire ar puro, tome vários banhos demorado, pare pra refletir e verificar se a rota escolhida está boa, ou se é necessário fazer alguns ajustes. Tudo sem cobrança, só pensando em ficar bem!

4 – Leia Clássicos

“Esse ano eu vou ler mais” – aproveite para realizar essa promessa feita por muitos no início no ano. A correria do dia a dia e as exigências da universidade, nem sempre permitem que a gente coloque o hábito da leitura recreativa em prática, mas as férias estão aí para isso. Além de um ótimo passatempo, a leitura nos ajuda a melhorar a escrita, conhecer mais da história, compreender o outro e vários outros benefícios.

Nossa dica é aproveitar as bibliotecas da universidade e ler ou reler os grandes clássicos da literatura.

5 – Melhore seu currículo

Se você está de olho em algum evento com inscrições abertas, aproveite para escrever seu artigo e submeter neste período. Uma outra dica é aproveitar esse período para fazer pesquisa e preparar o rascunho de um artigo ou projeto, ou ainda, revisar e atualizar algum artigo já pronto para submeter a uma revista.

6 – Estude

Que tal escolher algumas horas do dia para aprender algo novo? O Centro de Idiomas da UFT, por exemplo, está com inscrições abertas para os cursos de verão, uma forma de acelerar o aprendizado de uma nova língua. Alguns cursos estão disponibilizando disciplinas de verão, é só confirmar com a coordenação do seu curso. Outra possibilidade é se envolver com projetos de extensão e voluntariado.

Por fim, não esqueça de fazer tudo com muita diversão! Afinal, todos precisam de pequenas pausas para descansar e se divertir.