Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Proap atualiza painéis de monitoramento de dados das ações do PDI, PAT e gestão de recursos
Início do conteúdo da página
Transparência

Proap atualiza painéis de monitoramento de dados das ações do PDI, PAT e gestão de recursos

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 05 de Julho de 2022, 11h23 | Última atualização em Terça, 05 de Julho de 2022, 17h58

A Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento (Proap), da Universidade Federal do Tocantins, atualizou os sistemas de painéis de monitoramento de dados que permitem que os gestores de unidades consigam fazer  tanto a gestão financeira das pastas, quanto a gestão das ações do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Plano Anual de Trabalho (PAT), de forma transparente. Os dashboards atualizados apresentam, de maneira centralizada, um conjunto de  informações sobre os indicadores e métricas que ajudam a analisar e medir o cumprimento das ações, facilitando a tomada de decisão dentro da  Universidade.

O sistema conta com uma série de painéis voltados para a gestão do PDI e à gestão financeira das pastas. O painéis da gestão do PDI concentram um panorama informativo de todas as ações, a descrição das ações, os eixos, as unidades responsáveis e as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFT. Os painéis também mostram os marcadores das ações, ou seja, se ela é uma ação de risco (precisa ser realizada para alcançar os objetivos da unidade), se é de programa interno/integrador ou de recomendação dos órgãos de controle. Pelo painel também é possível acompanhar como está o andamento do Plano Anual de Trabalho de cada unidade e o ranking de cumprimento das ações.

O pró-reitor de Avaliação e Planejamento, Eduardo Andrea Lemus Erasmo, destaca que os painéis são essenciais para traçar os rumos da Universidade em meio às adversidades: “ Para nós, é importantíssimo principalmente em situações de corte orçamentário porque sabendo para onde se quer ir, tendo um rumo que é o PDI para os cinco anos, você pode fazer a avaliação, rever algumas situações ao longo do caminho, mas principalmente quando vão falar de ações que precisam de recursos financeiros, principalmente de priorização em função daquilo que está no PDI”. Erasmo também frisa que através dessas metodologias, as pastas conseguem priorizar ações frente a outras situações que possam surgir.  

Na parte orçamentária, os painéis permitem que os gestores acompanhem toda a execução do orçamento da Universidade, através de gráficos e históricos que mostram o quanto a Universidade dispõe de recursos e o quanto  de recursos já foram utilizados. Para a diretora de Planejamento e Avaliação,  Karina Mosel Paixão Balestra, os painéis possibilitam uma gestão mais transparente das pastas: “Esses painéis são uma forma da gente dar transparência às nossas ações, tanto as ações que foram planejadas e como elas estão sendo executadas, quanto às ações orçamentárias também, pois eles mostram onde a gente está gastando dinheiro e como esses recursos estão sendo aplicados”. 

Karina também destaca que os painéis auxiliam no processo de tomada de decisões dentro da Universidade por meio do cruzamento de dados feito pelo sistema: “ Eles nos ajudam no processo de tomada de decisão, porque aqui os painéis mostram as ações que a gente precisa desenvolver, e no do orçamento, eles têm o quanto de recurso cada pasta possui, então ele consegue ver e priorizar quais são as ações a serem desenvolvidas e onde ele precisa destinar mais recursos. Já na parte orçamentária a gente consegue ver por tipo de despesa, o que é despesa continuada, despesas gerais, que são os contratos não continuados, livre ordenação, programa interno, o que cada unidade gestora tem, o que já foi executado  e o que ainda falta executar”.

As informações dispostas nos painéis são atualizadas em tempo real e são integradas com o Naus, ferramenta de gestão utilizada pela UFT. Os painéis do orçamento são integrados  com os sistemas de orçamento do Governo Federal, como o  SIAFI ,por exemplo. As informações disponíveis nos painéis também são utilizadas no Relatório de Gestão, enviado anualmente ao Tribunal de Contas da União (TCU). 

Os painéis de monitoramento de dados podem ser acessados aqui.

 

registrado em:
marcador(es): Proap,Home
Fim do conteúdo da página