Página inicial > Últimas Notícias > Capes publica lista de vagas pré-aprovadas no Parfor para a UFT e UFNT
LICENCIATURA

Capes publica lista de vagas pré-aprovadas no Parfor para a UFT e UFNT

Por Caroline Falcão | Publicado: Terça, 31 de Mai de 2022, 11h28 | Última atualização em Terça, 31 de Mai de 2022, 14h58

A CAPES divulgou, nessa segunda-feira, 30 de maio, a relação de cursos e vagas pré-aprovados no Edital nº 8/2022, do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Serão abertas 12 mil vagas, sendo seis mil em 2022 e seis mil em 2023, em todo país. A Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) foram aprovadas para a oferta de 1.600 vagas divididas entre seis cursos para os semestres de 2022/2 e 2023/1.

Os cursos ofertados incluem Geografia, História, Letras (Libras, Português e Língua Inglesa), Matemática, Pedagogia e Química divididos entre primeira e segunda graduação e serão ofertados nos câmpus de Araguaína, Palmas, Porto Nacional, Miracema e Arraias, conforme tabela abaixo.

Conforme Carolina Machado Rocha Busch Pereira - coordenadora institucional do Parfor na UFT - todos os cursos solicitados pelas universidades foram aprovados. “Inicia-se agora a fase de cadastramento dos professores da educação básica (rede municipal e estadual de todo Brasil) na Plataforma Capes de Educação Básica. Após o cadastro dos professores e escolha dos cursos, as Secretarias municipais e estaduais farão a validação. Somente após a validação é que teremos a informação dos cursos que serão iniciados na UFT e UFNT”, explica.

Para que um curso se concretize é preciso ter, no mínimo, 15 interessados. O período de pré-inscrição dos professores vai desta quarta-feira, 1º de junho, a 8 de julho. Podem participar os educadores de base atuantes nas áreas solicitadas, na rede pública. “Os cursos ofertados pela UFT e UFNT poderão ser cursados por professores da educação básica dos estados do Tocantins, Goiás, Pará e Maranhão” acrescenta a Coordenadora.

Quem quiser participar, precisa cadastrar ou atualizar o currículo na Plataforma Capes de Educação Básica. Após a inserção, será preciso clicar na aba ‘Interesse em Formação’ e selecionar uma das opções que aparecerem. Depois desse primeiro registro, a secretaria de Educação a qual o interessado estiver vinculado validará as informações.

Sobre o programa
O Parfor incentiva a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício nas redes públicas de educação básica, permitindo acesso à formação específica em curso de licenciatura na área em que atuam. Além disso, promove a articulação entre as instituições formadoras e as Secretarias de Educação, de acordo com as especificidades de cada rede.

marcador(es): Prograd,Home,Parfor