Página inicial > Últimas Notícias > PET de Engenharia Ambiental confecciona casinhas para animais abandonados do Câmpus de Palmas
Extensão

Por Glenda Barros | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 23 de Mai de 2022, 17h02 | Última atualização em Segunda, 23 de Mai de 2022, 17h03

Quem frequenta o Câmpus de Palmas já se habituou à presença de animais nos espaços da Universidade. É comum se deparar com gatos nas entradas dos blocos ou dormindo nos corredores. Embora pareça encantador, num primeiro momento, a comunidade acadêmica entende que esses animais sofrem com a falta de espaços apropriados para o seu bem-estar, pois muitos ficam presos nesses locais, sem alimento e água.

Pensando nesse contexto, o Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia Ambiental, da Universidade Federal do Tocantins, desenvolveu um projeto que atendesse às necessidades dos animais abandonados do Câmpus. A ideia foi confeccionar casinhas com materiais recicláveis, visando melhorar a qualidade de vida dos gatos e diminuir as chances de proliferação de doenças.

Na última quinta-feira (19), ocorreu a entrega das casinhas e contou com a participação de membros do PET de Eng. Ambiental, a Direção do Câmpus e da Comissão de Bem-Estar Animal da UFT.

Thaynara Coutinho Menezes, estudante de Engenharia Ambiental, conta que esse é o segundo ano do projeto. ''No primeiro ano, teve uma versão mais rústica das casinhas, elas foram todas feitas com garrafas PET. Neste ano, foi mais elaborado, utilizamos galões d'água, abertos para que os gatinhos possam entrar, lona marítima, grama sintética e tablados de plástico'', explica. A escolha dos materiais teve como objetivo proporcionar maior higiene e durabilidade, mas Thaynara comenta que eles podem ser substituídos.

O professor Juan Carlos Valdés Serra, que foi tutor do projeto PET ajuda Pet, na época, lembra dos primeiros passos da iniciativa, que começou levantando dados e realizando ações e atividades de extensão. ''Decidimos fazer as casinhas, algo mais pontual, utilizando os recursos que o Programa de Educação Tutorial recebe do governo. Tudo isso é fruto do trabalho dos alunos junto com os tutores. Toda semana fazíamos um pedacinho e deu tudo certo no final'', comenta o professor.

A parte final do projeto é fazer um mapeamento para decidir os melhores pontos do Câmpus para colocar as casinhas, visando a escolha de espaços que proporcionem maior conforto aos animais.