Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aluno do Doutorado em Desenvolvimento Regional da UFT publica livro sobre Direito e o Jornalismo
Início do conteúdo da página
publicação

Aluno do Doutorado em Desenvolvimento Regional da UFT publica livro sobre Direito e o Jornalismo

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 04 de Mai de 2022, 16h58 | Última atualização em Quarta, 10 de Agosto de 2022, 09h41

O professor de Direito, Giliarde Benavinuto Albuquerque Cavalcante Virgulino Ribeiro Nascimento e Gama, que também é aluno do Doutorado  em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (UFT), lançou, no último dia 26, o livro  “ Direitos, Comunicação e Cárcere: fronteiras ético-sócio-legais à não coisificação da pessoa humana”. A obra é fruto das pesquisas realizadas pelo autor ao longo da graduação, especialização, mestrado e, atualmente, no doutorado.

Publicado pela Editora Processo, o livro traz uma análise do tratamento jurídico-jornalístico em relação aos fatos  do sistema carcerário e a evasão de pessoas encarceradas. A obra foi selecionada para publicação pelo Conselho Editorial da editora carioca, via processo avaliativo meritório interno, sem custos para o autor. Entre os membros do Conselho Editorial da editora, estão o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin.

Gama explica que a obra tem como objetivo propor uma reflexão de caráter crítico sobre os cenários que envolvem tanto o Direito, quanto o Jornalismo, no Brasil. “ Na obra, abordo um cenário delicado e rico em diferentes formas de pensar a pessoa humana livre ou presa, destacando na obra o olhar sobre a pessoa cerceada temporária ou definitivamente em liberdade, certos direitos de ordens constitucional, civil e penal e a comunicação, por meio de narrativas jornalísticas, a tornar a pessoa presa um “produto” ante o trato discursivo, por vezes, descuidado do ponto de vista ético, social e legal”. 

Para os interessados em adquirir a obra,  o livro encontra-se disponível para aquisição nas principais plataformas de vendas do país. 



  

registrado em:
marcador(es): Direito
Fim do conteúdo da página