Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Arquitetura promove evento sobre racismo estrutural nesta segunda-feira (25)
evento

Por Ana Lissa Alves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2022, 16h34 | Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2022, 16h35

Nesta segunda-feira (25), será realizado o evento intitulado “Racismo estrutural nos dias atuais”. A cerimônia integra as atividades do “Projeto Vozes Periféricas: Apropriações da Cidade pelas Mulheres em Palmas”, vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT.

O encontro contará com a presença do sociólogo e professor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Sergio Roberto; e da professora e pesquisadora no curso de Arquitetura e Urbanismo, Patrícia Orfila.

A cerimônia tratará sobre questões relacionadas ao racismo estrutural em um contexto municipal: “O tema sobre racismo estrutural permeia a compreensão da cidade de Palmas, ‘cidade planejada’, mas socioespacial e racialmente excludente. Metade da população mora distante do centro, tendo que se deslocar diariamente durante horas para seus locais de trabalho, a maioria utiliza o transporte coletivo. A parcela mais prejudicada nesse processo de mobilidade são as mulheres, em grande parte trabalhadoras negras”, destaca a professora.

O evento acontece no Bloco I do Câmpus de Palmas, às 18h30, e será transmitido simultaneamente na plataforma Google Meet.

Sobre o Palestrante convidado

Sergio Roberto Jorge Alves possui graduação em Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (2001),Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2022). Atualmente é professor no Instituto Federal de Educação do Tocantins - Câmpus Palmas, leciona a disciplina de Sociologia até a presente data. Participou da Direção Nacional do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), no período de 2014 a 2018.

marcador(es): Palmas,Home,Arquitetura