Página inicial > Últimas Notícias > "Bohr e o Realismo Comunicável" é tema de palestra em seminário sobre Filosofia da Mecânica Quântica
FILOSOFIA

Por Samuel Lima | Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2022, 16h06 | Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2022, 17h05

Dando continuidade à série de seminários sobre Filosofia da Mecânica Quântica, o curso de Filosofia da UFT (Câmpus de Palmas) promove no próximo dia 28 de abril de 2022 (quinta-feira), em formato on-line, a palestra "Bohr e o Realismo Comunicável", com o professor Dr. Antonio Augusto Passos Videira, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). A atividade será mediada pelo professor  Dr. Eduardo Simões, do colegiado de Filosofia e coordenador da ação.

Segundo o professor Videira, "o objetivo da palestra consiste em apresentar e discutir a tese de que o físico dinamarquês Niels Bohr elaborou uma posição em favor do realismo a partir de dois dos seus mais importantes interesses: o papel da linguagem na formulação e transmissão da ciência e a necessidade da ciência em manter vínculos com o chamado senso comum", antecipou.

Conforme o coordenador, professor Simões, o seminário é uma evento atrelado aos trabalhos do grupo de pesquisa "Lógica, Linguagem e Ciência", cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e certificado pela UFT. "Nesse ano estamos pesquisando Filosofia da Física, mais especificamente, o pensamento do Niels Bohr, que é um dos precursores da Mecânica Quântica e que responde por uma interpretação ortodoxa conhecida por Interpretação de Copenhague".

Simões ainda explica que Bohr, além de dar uma grande contribuição no que concerne ao desenvolvimento da Teoria Quântica, também é reconhecido pelo cunho filosófico de suas reflexões. "Tido por muitos como um antirrealista de entidades e, em alguns casos, como um positivista ou um instrumentalista, terá uma feição original exposta pelo prof. Dr. Antonio Augusto Passos Videira que o apresentará dentro da perspectiva de um realismo comunicável ao defender que 'para Bohr, o que torna um objeto 'objeto' é aquilo que pode ser expresso pela linguagem'", relata.

A palestra é gratuita e, conforme Simões, traz a perspectiva bohriana - de interesse e importância para todos os estudantes e professores de Física e Filosofia, "mas que não deixa de fomentar o interesse daqueles entusiastas da Mecânica Quântica curiosos com os atuais problemas e avanços advindos dessa área", complementa o coordenador.

Para participar da atividade não é necessária inscrição prévia, bastando acessar o endereço do encontro virtual (via Google Meet - clique aqui) no horário informado (17h de 28 de abril de 2022).

marcador(es): Home,Filosofia