Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Índio marca luta dos povos indígenas
19 de Abril

Dia do Índio marca luta dos povos indígenas

Por Glenda Barros | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 19 de Abril de 2022, 16h10 | Última atualização em Terça, 19 de Abril de 2022, 16h23

Comemorado no dia 19 de abril, o Dia do Índio ou Dia dos Povos Indígenas, como sugere o Projeto de Lei n° 5.466 de 2019, é uma data que faz referência ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano ocorrido em 1940, na cidade de Patzcuaro, no México. Na ocasião, líderes indígenas de quase todos os países do continente americano se reuniram para discutir sobre medidas de proteção aos povos originários.

Na Universidade Federal do Tocantins (UFT), as ações afirmativas para estudantes indígenas foram instituídas em 2004, ação pioneira entre as demais instituições de ensino superior públicas do país. Hoje, a Universidade conta com diversas outras ações em prol dessa comunidade, como os Jogos Indígenas de Gurupi.

Marcado para os dias 29 e 30 de abril, o Câmpus da UFT em Gurupi sediará os Jogos Indígenas de Gurupi, evento aberto ao público. Dezenas de participantes se inscreveram em diferentes equipes, femininas e masculinas, para concorrer nas seguintes modalidades:

• Corrida de Tora
  • Futebol
  • Cabo de Guerra
  • Arco e Flecha
  • Corrida

Aos vencedores, serão entregues premiação em dinheiro, que variam de acordo com a sua colocação no pódio. Além da premiação monetária, todos os atletas receberão ao final dos Jogos medalhas e certificados de participação.

Além de colaborar com a organização da competição, a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) abriu edital de concessão de auxílio financeiro para os estudantes inscritos no evento. O objetivo é viabilizar a participação dos alunos que residem fora de Gurupi, ajudando-os a cobrir despesas referentes à alimentação e transporte.

marcador(es): Gurupi,Home