Página inicial > Últimas Notícias > Campanha de Integridade Pública na UFT divulga cards sobre a temática

Campanha de Integridade Pública na UFT divulga cards sobre a temática

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 29 de Março de 2022, 11h25 | Última atualização em Terça, 29 de Março de 2022, 11h37

A divulgação de cards em redes sociais e a divulgação da temática da Integridade, na Universidade Federal do Tocantins, fazem parte das ações da Campanha de Integridade Pública no Governo Federal (#integridadesomostodosnos). A campanha é encabeçada pela Controladoria Geral da União (CGU) e objetiva promover ações de fomento a um ambiente mais ético e transparente em instituições públicas federais. Com o intuito de estabelecer padrões para as medidas de integridade a serem adotadas pelos órgãos, foi criado em julho do ano pasado o Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo (Sipef).

Segundo o coordenador da campanha na UFT, Michel Araújo, este ano o trabalho será de implementação do Programa de Integridade na Universidade, que é um conjunto estruturado de medidas institucionais voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta, em apoio à boa governança, baseados no levantamento dos riscos para a integridade, "riscos estes que configuram vulnerabilidades que possam favorecer ou facilitar a ocorrência de práticas que venham a comprometer os objetivos, missão e valores da instituição", complementa o coordenador.

Ainda segundo Araújo, "o estabelecimento do Programa de Integridade em desenvolvimento demonstra o comprometimento da alta gestão da UFT que busca adotar elevados padrões de gestão e conduta ética, através de estabelecimento de ações estratégicas para prevenção de riscos à boa gestão da universidade. O Programa de Integridade vem somar agentes a este esforço maior de aprimoramento e transparência da gestão superior da Universidade".

O Plano de Integridade da UFT (conheça aqui) traz as diretrizes gerais de execução das estratégias. Araújo enfoca que a segunda fase, já em desenvolvimento, levantará os riscos para a integridade, para então poder mitigá-las. Além dos cards (confira na galeria abaixo), foram afixados cartazes educativos pelos corredores das unidades acadêmicas e administrativas para divulgar e fomentar a campanha.

Conheça um pouco mais das ações da Campanha, em âmbito nacional, no site da CGU.

marcador(es): Gestão,Home,Integridade