Página inicial > Últimas Notícias > Registro e emissão de diplomas de graduação digitais já são expedientes disponíveis na UFT
Inovação

Por Glenda Barros | Edição: Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 23 de Março de 2022, 08h00 | Última atualização em Quarta, 23 de Março de 2022, 14h06

Equipe da UFT reunida para lançamento do Diploma Digital (Foto: Glenda Barros)

O registro e emissão de diplomas de graduação de forma digital já são expedientes disponíveis na Universidade Federal do Tocantins. Esse marco ocorreu com o lançamento do Diploma Digital, na última terça-feira (22). Com o processo de emissão, registro e assinatura totalmente on-line, os primeiros diplomas foram assinados em poucos minutos.

Na ocasião, o reitor Luís Eduardo Bovolato assinou um diploma de cada um dos câmpus da UFT (foto abaixo). Ele exaltou os benefícios do novo formato, como a rapidez, segurança e redução de custos, e elogiou os esforços dos servidores que trabalharam nesse projeto de modernização. ''Realmente, é um momento histórico para nossa Instituição. Essa automatização permite uma prestação de serviço à comunidade acadêmica mais ágil e eficaz", afirmou Bovolato.

Reitor Luís Eduardo Bovolato assinou (digitalmente) diplomas de cada um dos câmpus (Foto: Glenda Barros/Sucom)Reitor Luís Eduardo Bovolato assinou (digitalmente) diplomas de cada um dos câmpus (Foto: Glenda Barros/Sucom)

Diploma Digital

De acordo com Eduardo Cezari, pró-reitor de Graduação, os alunos não precisarão solicitar a expedição do diploma, nem pagar nenhuma taxa: ''Iremos ajustar o fluxo de Colação de Grau e a UFT emitirá, no prazo máximo de até 60 dias, o diploma digital de todos os alunos''. Cabe ressaltar que aqueles que receberam apenas o Certificado Digital de Registro de Diploma durante a pandemia também terão direito ao documento.

A diretora de Registro e Controle Acadêmico (Dirca), Daniella Borges Nascimento, informou que o acesso ao diploma digital será feito pelo Portal do Aluno. “O estudante já acompanha a tramitação dos processos pelo portal. Quando o registro e emissão do diploma estiverem prontos, aparecerá um novo ícone com a figura do diploma na página inicial. Ao clicar no ícone, o estudante obterá dois arquivos, sendo um em formato XML, e o outro, a Representação Visual do Diploma Digital (RVDD), em PDF, que poderá ser impresso pelo o aluno”, explica Daniella.

Página inicial do Portal do Aluno UFT

Importante lembrar que o dispositivo do RVDD complementa o XML, e não pode ser confundido com o Diploma Digital. “O documento original consiste na junção de dados públicos e privados. As informações de proteção de dados dos alunos estão descritos apenas dentro dos arquivos XML. Neles, são garantidos a autenticidade, segurança, validade e eficácia dos atos jurídicos produzidos, o que permite coibir falsificações em registros acadêmicos como pode ocorre com diplomas impressos”, complementa Emilio Mario Wieczorek, analista de TI que também fez parte da equipe da UFT neste projeto.

Validação do Diploma

No verso do RVDD, constam o QR Code, o código e o link de validação do Diploma Digital. Esse procedimento é simples, mas obrigatório para assegurar segurança e legitimidade jurídica necessária. Assim que receberem seus diplomas, os estudantes devem acessar o endereço eletrônico a seguir (https://validadordiplomadigital.mec.gov.br/diploma), anexar o arquivo no formato XML e selecionar a opção 'Verificar'.

Trabalho conjunto

Para a UFT disponibilizar o Diploma Digital foi necessário um trabalho conjunto realizado pela equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) formada por Flávio Silva Araújo, Emilio Mario Wieczorek e Job Pereira de Carvalho Junior. Da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), os integrantes do grupo foram Daniella Borges, Edval Júnior e Patrícia Sampaio. Com o objetivo de promover esta nova etapa da modernização dos documentos acadêmicos, a equipe se empenhou para atender a integração referente à adequação das exigências do MEC, dos ajustes no Sistema Integrado da UFT e da atualização do banco de dados da Universidade Federal do Tocantins.