Página inicial > Últimas Notícias > UFT assina acordo de cooperação com universidades do Canadá e Alemanha
relinter

UFT assina acordo de cooperação com universidades do Canadá e Alemanha

Por Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 21 de Março de 2022, 13h19 | Última atualização em Segunda, 21 de Março de 2022, 14h07

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) formalizou, na semana passada, mais dois acordos de cooperação com universidades fora do país, com o intuito de fomentar o intercâmbio de alunos e professores e o desenvolvimento de pesquisas. A parceria foi firmada com a Nipissing University, no Canadá; e com a Technische Universität Braunschweig, na Alemanha.

O reitor da UFT, Eduardo Bovolato, destaca que ações como essas são importantes para o processo de internacionalização da universidade, pelo qual a equipe tem se esforçado para cumprir, tal como mencionado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). São acordos como estes que possibilitam o intercâmbio, que a universidade receba e envie pesquisadores desenvolvendo e fortalecendo pesquisas.

Bovolato ressalta, ainda, a inciativa dos professores e técnicos da universidade, bem como da Coordenação de Relações Internacionais (Relinter), pois é através destes profissionais que é feito o primeiro contato com as instituições estrangeiras. A UFT conta com vários instrumentos formalizados com outras intuições de países como Estados Unidos e países da Europa, América Central e África. Com a Ásia, ainda não foi fechado nenhum acordo, mas a equipe já está trabalhando essa aproximação com o Japão, por exemplo.

O Acordo
  • Nipissing University - Canadá
    O acordo de cooperação assinado com a Nipissing University tem a intenção de desenvolver pesquisas, docência e intercâmbio de estudantes, com a possibilidade de receber alunos canadenses já para o próximo semestre, bem como de selecionar alunos da UFT para o Canadá, em edital simultâneo. A Nipissing é mais voltada à área de educação, ciências humanas e sociais aplicadas. Para saber mais sobre a instituição basta acessar o site https://www.nipissingu.ca.
  • Technische Universität Braunschweig - Alemanha
    Com possibilidade para intercâmbio de alunos e professores, esse acordo faz parte da Rede ProteGEER, que é uma rede virtual de Pesquisa Brasil-Alemanha, que consiste no desenvolvimento de capacidades acadêmicas e de pesquisa, tendo como ferramenta de disseminação do conhecimento uma plataforma virtual, na qual a UFT é parceira desde 2019. A assinatura renovou essa parceria por mais cinco anos. A Rede ProteGEER foi concebida por meio de um contrato firmado pelo Ministério Alemão de Meio Ambiente e o Ministério de Desenvolvimento Regional.
marcador(es): Reitoria,Home,Relinter