Página inicial > Últimas Notícias > V Acolhe do curso de Psicologia: confira o novo Manual do Calouro e a programação
MIRACEMA

Por Samuel Lima | Publicado: Segunda, 14 de Março de 2022, 16h34 | Última atualização em Terça, 15 de Março de 2022, 08h39

Segue até 16 de março de 2022 a programação de acolhimento (V Acolhe) do curso de Psicologia (Câmpus de Miracema). Os novos discentes já podem conferir o novo Manual do Calouro (que traz informações sobre o município de Miracema e assistência estudantil na UFT), a programação para os dias restantes do Acolhe e também a Cartilha de Ensino Remoto em Tempos de Pandemia.

De acordo com a organização do V Acolhe, a programação abordará, em roda de conversa, sobre "Em busca da Saúde Mental", com o professor Carlos Mendes Rosa; e cine-debate sobre "Maternidade e suas Nuances na Contemporaneidade", com a projeção do filme A Filha Perdida, dirigido por maggie Gyllenhaal, e mediação posterior à exibição das professoras Daniele Vasco Jamile Luz Morais Monteiro e Sarug Dagir Ribeiro, coordenadoras da Liga Acadêmica de Saúde Mental para Mulheres (Lasm-UFT).

A acadêmica Débora Matos, do 7º Período destaca que a programação de acolhimento é importante para quem está chegando à Universidade, porque "sabemos que os desafios de sair do círculo familiar, o distanciamento físico das amizades, a mudança de cidade ou até mesmo de estado, em conjunto com a adaptação universitária pode ser muito adoecedor. Ter esses dias especiais, ao invés de trotes, para que os calouros ouçam dos veteranos, professores e técnicos dicas de sobrevivência e sintam-se acolhidos é essencial e foi muito importante para mim", relatou.

A caloura Kamilla Nunes Barros, de 19 anos, destacou que a iniciativa é relevante e excelente. "Chegamos perdidos nesse novo caminho e essa iniciativa, literalmente, nos deixou com a certeza de que fomos acolhidos pela universidade. Foi um momento ímpar para o início da vida acadêmica". Ela e os novos colegas foram recepcionados pela coordenação, colegiado e comissão de organização do V Acolhe e também participaram do lançamento da minissérie de podcasts "Rotatórias Psi" no Acolhe. "Todas as dúvidas foram sanadas tanto no episódio do podcast quanto na apresentação do Manual do Calouro", ressaltou a acadêmica.

Confira, nos links abaixo, os manuais divulgados para os calouros: