Página inicial > Últimas Notícias > Lançamento da obra “O pessoal é político: crônicas feministas" ocorre nesta sexta-feira (04)
Literatura

Por Ana Lissa Alves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 04 de Março de 2022, 18h09 | Última atualização em Quarta, 25 de Mai de 2022, 16h52

Nesta sexta-feira (04), será realizado o lançamento oficial do livro “O pessoal é político: crônicas feministas", em Palmas.

A obra é uma coletânea de crônicas que abordam “questões da vida privada relevantes para a compreensão da vida pública, sob uma perspectiva feminista”, descreve a autora. O livro foi lançado, também, na Livraria Travessa, em Lisboa/Portugal.

O evento será na Livraria Leitura, às 19h, e contará com a presença da autora da obra e professora de Arquitetura e Urbanismo da UFT, Patrícia Orfila. A mediação fica por conta da jornalista Gihane Scaravonatti, servidora da Sucom/UFT e mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura/UFT.

O livro pode ser adquirido por meio da Editora Insular

Sinopse da Obra

O que acontece no âmbito privado continua a ser relevante para a compreensão da vida pública, tensionando o poder exercido pela tríade Estado, família e religião sobre o comportamento das mulheres; independente de raça, classe e origem.

Todas as que se decidem por uma existência não dócil, gritando no mundo o que sentem, pensam e exigem, são mulheres de uma desconcertante coragem. Esta coragem alimenta todas e cada uma de nós. Passeamos pelas palavras da Patrícia e percebemos que só perdemos se nos aceitarmos caladas, na vida, na voz ou na escrita. Sem complacência, ela atira-nos para as inquietudes e fúrias das suas experiências e reflexões. Estranhamente, as fúrias dela são também as nossas. Podem variar os contextos, as vidas, as violências sofridas e percebidas; podem variar os tons das vozes com que lutamos ou nomeamos o inominável, mas vemo-nos ao espelho nas palavras da Patrícia. Elas levam-nos, generosas e viscerais, pela mão. Passeamos com elas através da tomada de consciência: percurso doloroso, mas violentamente emancipatório. Não estamos sozinhas.

(Patrícia Santos Pedrosa)

A Autora

Patrícia Orfila Barros dos Reis (Belém, 1978) é arquiteta brasileira, doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora associada do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins desde 2005. Em 2015 foi organizadora da obra Palmas – um projeto e múltiplos olhares, publicado pela EDUFT e em 2018 lançou, pela Editora Insular, o livro Modernidades Tardias no Cerrado, Arquitetura e Urbanismo na Formação de Palmas.

Em 2019 realizou estágio de Pós-Doutorado em Portugal, no projeto Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Arquitectas em Portugal: construção da visibilidade, 1942-1986, vinculado ao Centro Interdisciplinar de Estudos de Gênero, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa Mulheres na Arquitetura e no Urbanismo (GPMAU), com temas voltados para a perspectiva de gênero.

Com informações obtidas da Editora Insular.