Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Eficiência Energética proporciona modernização e economia para UFT

Projeto de Eficiência Energética proporciona modernização e economia para UFT

Por Ana Carolina Ribeiro (Ascom Energisa) e Samuel Lima (Sucom/UFT) | Publicado: Sexta, 11 de Fevereiro de 2022, 08h00 | Última atualização em Quinta, 10 de Fevereiro de 2022, 16h39

Energisa fará a instalação de 5.200 luminárias de LED na UFT. O projeto segue até abril deste ano

Bovolato (c) assina contrato, observado por Brum (e), Damiance e Moreira (à direita)Bovolato (c) assina contrato, observado por Brum (e), Damiance e Moreira (à direita)A Energisa, por meio do Projeto de Eficiência Energética, investirá R$ 830 mil na modernização do sistema de iluminação interna, externa e de vias na Universidade Federal do Tocantins, em Palmas. A substituição de mais de cinco mil luminárias convencionais por outras de LED resultará em uma redução de até 25% no consumo de energia elétrica para o Câmpus da capital.

A ação é fruto de um projeto aprovado na chamada pública de projetos de eficiência energética lançado pela Energisa Tocantins, uma parceria firmada entre as instituições que visa a execução de projetos com foco na sustentabilidade e do meio ambiente. A assinatura oficial do projeto ocorreu na tarde no dia 1º de fevereiro, com a participação do reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato; do diretor-presidente da Energisa Tocantins, Alessandro Brum; do diretor de Relações Institucionais da Energisa, Alankardek Ferreira Moreira; do diretor técnico e comercial da Energisa, Guilherme Damiance Souza; do gerente da Assessoria de Gestão de Projetos da Energisa, Leandro Fernandes, do analista de Eficiência Energética da Energisa, Domingos Pinto Costa Junior e da gestora de Relacionamento do Poder Público, Caroline Maus.

“O movimento de unir instituições e pensar em sustentabilidade é um caminho sem volta, pois são ações que proporcionam retorno para as gerações futuras”, comentou o diretor-presidente da Energisa Tocantins, Alessandro Brum. “A gente acredita muito que todo investimento feito em universidades reflete em desenvolvimento e melhorias para a comunidade de modo geral”, reforçou Brum.

Para o reitor Luís Eduardo Bovolato, a UFT tem total interesse em integrar projetos realizados pela Energisa, pois “essas parcerias podem ampliar o alcance de nossas ações às comunidades. Vamos fazer um mapeamento de quais atividades que já executamos poderiam cooperar ou potencializar os projetos da concessionária de energia”, afirmou Bovolato. O reitor destaca que a ação de substituição das lâmpadas de LED no Câmpus de Palmas vai conferir uma grande economia de energia. "Teremos, além da economia, uma maior eficiência do ponto de vista da iluminação e isto é positivo para todos nós; é mais uma ação dentro do contexto do esforço em perseguir a tão sonhada sustentabilidade", frisou.

Nossa Energia

A iniciativa tem o objetivo de promover o uso eficiente da energia elétrica por meio de projetos inovadores, como a substituição das luminárias convencionais por outras de LED, mais eficientes e com vida útil maior. Além da Universidade Federal do Tocantins, o projeto de Eficiência Energética vai atender também da Polícia Militar do Tocantins – QCG em Palmas, Tribunal de Contas do Estado e três prefeituras.

Desde 2019, a Energisa já investiu R$ 13 milhões em 16 projetos que geram economia de energia elétrica para diversos setores da sociedade com a adoção de novas tecnologias, processos e usos. Entre as ações, destacam-se a eficientização de quatro hospitais (entre eles o Hospital Geral de Palmas e Regional de Araguaína), escolas, universidades, revitalização da iluminação pública de vários municípios e a iluminação da Praça dos Girassóis.

“Estamos promovendo uma grande transformação no uso eficiente de energia no estado. São obras de alto impacto econômico e social para os tocantinenses, com projetos em várias cidades, melhorando a qualidade de vida das pessoas e trazendo benefícios para a comunidade”, afirma o responsável pelo Programa de Eficiência Energética da Energisa Tocantins, Domingos Pinto Costa Júnior.