Página inicial > Últimas Notícias > Embaixada da Irlanda promove concurso para o centenário de Ulysses; estudantes da UFT podem participar
clássico literário mundial

Por Embaixada da Irlanda no Brasil (edital/informações) | Edição: Gihane Scaravonatti | Publicado: Segunda, 07 de Fevereiro de 2022, 11h07 | Última atualização em Segunda, 07 de Fevereiro de 2022, 14h34

Neste ano de 2022, a Irlanda comemora o centenário da publicação do livro “Ulysses”, a obra-prima de James Joyce. Para celebrar este importante marco histórico, em parceria com 18 (dezoito) universidades de todo o Brasil, a Embaixada da Irlanda no Brasil e o Consulado-Geral da Irlanda em São Paulo apresentam o projeto Ulysses100 pelos olhos brasileiros, a fim de que uma interpretação visual de cada um dos 18 capítulos do livro seja concebida.

Serão realizados 18 concursos culturais simultâneos para escolher uma proposta, de cada universidade participante, para realizar uma arte (mural) de um dos capítulos de “Ulysses”, em uma parede da sua instituição.

O propósito é explorar como a juventude brasileira interpreta o livro “Ulysses” 100 anos depois da sua publicação. Cada instituição disponibilizará uma parede para a pintura do mural selecionado, que ficará exposto durante o período de um ano.

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) participará com a ilustração do capítulo 12 (Ciclope), em uma das paredes do câmpus de Porto Nacional.

Para conhecer o edital e outras informações, acesse a notícia na página da Embaixada da Irlanda no Brasil

Sobre o concurso
  • Podem se inscrever estudantes da graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado de qualquer curso das universidades participantes, incluindo propostas de trabalho em grupo;
  • O projeto selecionado receberá um prêmio no valor de R$ 2.000.00. Em caso de grupo vencedor, o valor deverá ser dividido entre os membros participantes.
  • Os materiais a serem empregados nas obras serão custeados pela Embaixada da Irlanda no Brasil, até o valor máximo de 2.000,00.
  • Período de inscrição: das 12h do dia 05/01/2022 às 00h do dia 31/03/2022.
Saiba mais

No dia 16 de junho, a Irlanda comemora o Bloomsday, um dia especialmente dedicado a homenagear o protagonista Leopold Bloom, do livro “Ulysses”, de James Joyce. A obra literária conta a história de um dia na vida de vários personagens em Dublin, no dia 16 de junho de 1904. Ao longo dos capítulos, Joyce descreve muito bem os dilemas e as adversidades de todos os personagens e transforma um dia cotidiano em algo excepcionalmente interessante.

James Joyce é um escritor irlandês e um dos maiores autores do século XX. Joyce se utiliza de diversos estilos narrativos e sua obra é repleta de modernidades, símbolos e referências. O autor é muito conhecido pelo seu uso experimental da linguagem, inventando novas palavras e dando sentindo a outras.

(Com informações da Embaixada da Irlanda no Brasil)