Página inicial > Últimas Notícias > Podcast discute racismo, terra e territorialidade indígenas
PSICOLOGIA / MIRACEMA

Podcast discute racismo, terra e territorialidade indígenas

Por Samuel Lima | Publicado: Quarta, 29 de Dezembro de 2021, 05h30 | Última atualização em Quarta, 29 de Dezembro de 2021, 08h36

Produção discente enfoca o compromisso ético da Psicologia com as lutas dos povos indígenas e no enfrentamento do preconceito e discriminação racial

Atualmente na quarta temporada, o Podcast Rotatórias Psi, que é produzido por discentes da turma 2021 do curso de Psicologia do Câmpus de Miracema, traz à tona discussões em torno de temas como o racismo, terra e territorialidade para os povos indígenas, e prova reflexões sobre a contribuições da Psicologia - numa perspectiva ética e política - nas lutas dos povos indígenas e de toda a forma de discriminação racial.

O podcast foi produzido dentro de um trabalho interdisciplinar que tem a orientação das docentes docentes Carolina Pedreira e Daniele Vasco, nas disciplinas de Antropologia e Ética Profissional, e monitoria dos discentes Mateus Oliveira e Sibelle Couto. É publicado desde março de 2021 e já produziu 30 episódios no contexto do ensino remoto; já foram reproduzidos mais de 950 vezes, com acessos também no Chile e Estados Unidos.

Segundo o informe enviado pelas docentes, o trabalho foi aprovado recentemente como projeto de extensão no Colegiado de Psicologia. "O projeto objetiva a criação de dispositivos de intervenção em Psicologia Escolar e Educacional, a contribuição para a superação de impasses educacionais que considerem os modos de subjetivação e efeitos nos sofrimentos psíquicos, visibilizar experiências consideradas exitosas e desenvolver processos de ensino-aprendizagem crítico-reflexivos". destaca o comunicado.

Confira os três primeiros episódios da quarta temporada:

marcador(es): Miracema,Home,Psicologia