Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Relações Internacionais realiza simulação de debates diplomáticos
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

Curso de Relações Internacionais realiza simulação de debates diplomáticos

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 05 de Novembro de 2021, 07h00 | Última atualização em Sexta, 05 de Novembro de 2021, 12h27

Como parte das atividades do Curso de Relações Internacionais (Câmpus de Porto Nacional), acadêmicos participaram - por meio do Projeto de Inovação Pedagógica - de uma Simulação em Relações Internacionais, o SimulaRI, nos últimos dias 17, 23 e 24 de setembro passados. De acordo com a coordenação, o SimulaRI é voltado para a "simulação de ambientes de fóruns internacionais, para que estudantes possam ter um maior contato com a diplomacia e as Relações Internacionais, com a aplicação de práticas e teorias, possibilitando aprimorar técnicas de negociação, oratória, redação, pesquisa, resolução de conflitos e cooperação, sendo importante para formação acadêmica e profissional dos alunos".

Ainda de acordo com os dados repassados pela coordenação, o projeto visa abranger a comunidade de estudante de Relações Internacionais da UFT e, futuramente, de escolas da região, buscando a consolidação e o crescimento do curso no Estado do Tocantins e região Norte do Brasil. Por conta da pandemia da Covid-19 (novo coronavírus), toda a programação ocorreu por meio da plataforma Google Meet.

Num dos comitês o tema foi a Missão da ONU na República Democrática do Congo (Monusco), "em decorrência da permanência da instabilidade nessa região. Tendo em vista as problemáticas na região, coube aos representantes dos países manter uma postura fidedigna ao posicionamento político oficial destes. As delegações dos países foram representadas por estudantes do curso de Relações Internacionais e Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT)", informou a coordenação.

Todas as informações relacionadas às próximas simulações podem ser obtidas no perfil do projeto no Instagram, no perfil @SIMULARIUFT. Também nesta rede social é feita atualização semanal com postagens educativas e informativas e sobre iniciativas do curso.