Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Qualificação das Mulheres no Tocantins será lançado nesta segunda (13)

Projeto Qualificação das Mulheres no Tocantins será lançado nesta segunda (13)

Por Virginia Magrin | Publicado: Segunda, 13 de Setembro de 2021, 11h02 | Última atualização em Segunda, 13 de Setembro de 2021, 11h07

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, lançam nesta segunda-feira (13), às 19h, pelo canal oficial da UFT no  You Tube, o projeto “Qualificação das Mulheres no Tocantins: um caminho possível”. Na ocasião será apresentada a equipe do projeto e a metodologia dos cursos que estão e serão ofertados.

De acordo com a professora e coordenadora do projeto, Maria Santana Milhomem, o projeto visa a qualificação e autonomia das mulheres do Tocantins, por meio da qualificação de 1200 mulheres no estado, que vivem em situação de vulnerabilidade social, dando atenção especial às quilombolas, ribeirinhas e periféricas sobre as múltiplas formas de prevenção da violência contra a mulher. Além disso, também é levado em consideração a cultura empreendedora, buscando contribuir na ampliação das possibilidades de geração de trabalho e renda, da elevação da autoestima e da melhoria de suas condições de vida.

Para isso, serão ofertados 11 cursos de capacitação nas cidades de Palmas, Arraias, Miracema, Porto Nacional, Araguatins e Dianópolis e nas comunidades quilombolas Barra da Aroeira em Santa Tereza TO, Kalunga do Mimoso e Lagoa da Pedra em Arraias TO.

O projeto é desenvolvido pela Pró-reitoria de Extensão/ UFT em parceria com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e apesar de estar sendo lançado hoje, ele já deu o ponta pé inicial com a abertura das inscrições para dois cursos. “Nesse dia iniciaremos também o curso de Informação, Motivação e Valorização da Mulher, online pela plataforma Meet. E nos dias 20 a 24 teremos as aulas pelo youtube do Curso de empreendedorismo, governança e Associativismo. Os demais cursos, acontecerão no primeiro semestre de 2022 de forma presencial”, explica Santana. Só nesses dois primeiros cursos mais de 700 mulheres se inscreveram para participar das capacitações.

O lançamento

O lançamento desta segunda à noite (13) contará com a presença de representantes das prefeituras de Porto Nacional, Araguatins, Miracema do TO, Comunidade Quilombola Barra da Aroeira, Arraias, Palmas, Casa 08 de Março, Coletivo de Mulheres em Movimento de Porto Nacional e Unidade Prisional Feminina de Palmas, além da secretária nacional de políticas para as mulheres, da deputada federal Dorinha Seabra, do reitor da UFT e da coordenadora do projeto.

O lançamento será aberto com a apresentação cultural da cantora e compositora tocantinense Raia. Ela é aluna egressa do curso de medicina da UFT/Palmas. Em seu trabalho musical busca cantar a força feminina presente na construção das identidades tocantinenses. Seu primeiro álbum "Deixa Raiar", que está em fase de lançamento via Lei Aldir Blanc, mescla ritmos que vão do forró ao hip hop.

O que? Lançamento do Projeto Qualificação das Mulheres no Tocantins

Onde? Canal YouTube – UFT Oficial