Página inicial > Últimas Notícias > Médico veterinário por amor e compromisso

Médico veterinário por amor e compromisso

Por Virginia Magrin | Edição: Gihane Scaravonatti | | Publicado: Quinta, 09 de Setembro de 2021, 08h00 | Última atualização em Quinta, 09 de Setembro de 2021, 07h48

Mais que cuidar do seu bichinho de estimação, o médico veterinário é o profissional responsável pela integração da saúde humana, animal e o meio ambiente. São eles que primam pela produção de alimentos saudáveis, controle de zoonoses, meio ambiente, e, claro, pela saúde e bem-estar dos animais. O dia 9 de setembro é data escolhida para lembrar deste profissional, pois foi neste dia, no ano de 1933, que o então Presidente da República, Getúlio Vargas, decretou a primeira regulamentação da medicina veterinária no Brasil, permitindo o estabelecimento de diretrizes para a profissão, ampliação dos campos de atuação, regularização do ensino e  obrigatoriedade do diploma.

Na UFT, o curso de Medicina Veterinária é ofertado no Câmpus de Araguaína, de forma versátil, permitindo que o profissional formado possa atuar em várias frentes. A coordenadora do curso, Andressa Francisca Silva Nogueira, explica que no Tocantins, especificamente, um dos ramos de maior interesse dos egressos é o agropecuário. Outro campo em destaque na região são os serviços veterinários de perícia e inspeção (nos setores de venda de carne, por exemplo). Para além do contexto local, o médico veterinário pode atuar em clínicas e hospitais veterinários, com o atendimento e cirurgia de animais domésticos, comércio de produtos do setor, medicina alternativa (fisioterapia, acupuntura para animais), entre diversas outras possibilidades.

A paixão pela Veterinária

Daiane Frantz é médica veterinária, formada pela UFT há quase 10 anos e conta um pouco da sua história com a profissão. “Eu digo que a medicina veterinária nasceu comigo. Desde criança sempre demonstrei muito amor pelos animais e fui criada no interior, o que reforçou ainda mais esse vínculo. Pra mim, a Medicina Veterinária é mais que uma profissão, é uma missão de vida”, conta ela.

Atualmente Daiane trabalha na Universidade Federal do Pará como cirurgiã de pequenos animais na rotina clínico-cirúrgica, junto ao programa de residência na formação de novos profissionais. Ela acredita e ensina aos seus alunos que existem três coisas básicas que fazem do médico veterinário um bom profissional: humildade, resiliência e dedicação. “Só amor pelos animais não é suficiente. Temos que ser humildes e assumir que não sabemos tudo e que cada dia é um aprendizado novo. Temos que ser resilientes, aprender com as adversidades. E, acima de tudo, sermos extremamente dedicados no que fazemos”, conclui a veterinária.

Cristiane de Sousa formou em 2001, também pela UFT. Quando começou sua jornada, o primeiro emprego que assumiu foi como responsável técnica do hospital veterinário da UFT. “Naquela época não tinha professores para cada área.  Foi muito desafiador. Minha primeira experiência com silvestres foi lá, atendendo um casal de saguis que comiam apenas chocolate”, lembra ela. Depois dessa experiência, ela passou pelo Naturatins e Cipama(cipra): “Fui responsável pelo sonho e projeto do CERTAS, que na época era CRAS. Os animais eram reabilitados antes da soltura. Esse sonho foi realizado com verbas do juizado criminal e pelas mãos dos guerreiros da corporação da época”.

E sua experiência profissional continuou, ela passou por clínicas, lojas agropecuárias para pegar experiência com animais exóticos, e, atualmente, tem sua própria clínica. Sua dica para quem está começando nesta na profissão é fazer estágio em todas as áreas possíveis, para assim descobrir sua essência e ter ética, viver a ética, principalmente com os pacientes.

Perguntamos para Cristiane o que é ser médica veterinária: “Ser médica veterinária é decifrar um olhar... É sentir a gratidão de seus pacientes quando você consegue salvá-los. Eu não consigo me ver em outra profissão. Trabalhar valorizando minha profissão é o que eu e os demais profissionais da área precisam fazer, para que as pessoas vejam o nosso valor para sociedade. Somos essenciais!”.

Para saber mais sobre o curso de Medicina Veterinária da UFT clique aqui

marcador(es): Home,Veterinária