Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Psicólogo, profissional fundamental à manutenção da saúde mental
PSICOLOGIA

Dia do Psicólogo, profissional fundamental à manutenção da saúde mental

Por Ana Lissa Alves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 26 de Agosto de 2021, 18h13 | Última atualização em Sexta, 27 de Agosto de 2021, 14h24

Em  27 de agosto, anualmente, é comemorado o Dia do Psicólogo. A data foi instaurada há 59 anos, quando o então presidente  João Goulart sancionou a Lei n°4.119 que reconhece e regulariza a profissão.

O psicólogo é o profissional da saúde responsável e preparado para conduzir e lidar com a saúde mental humana, por meio da abordagem/reflexão das emoções, comportamentos e traumas. A Psicologia atua no cuidado e preservação do bem-estar e equilíbrio do indivíduo.

Cada dia mais, o valor e a relevância dessa área do conhecimento e de seus profissionais são reconhecidos. Hoje, é possível encontrar psicólogos nas mais diversas áreas de atuação, como ambientes escolares, de trabalho, clínicas, instituições diversas - sendo esse um profissional essencial. “A pandemia nos mostrou que o(a) psicólogo(a) é profissional de suma importância para o cuidado à saúde mental das pessoas, dos grupos e das populações e que, apesar dos desafios, as práticas psicológicas seguem se reinventando e produzindo novas formas de exercer a ética do cuidado”, reflete a coordenadora do curso de Psicologia da UFT, Cristina Vianna Moreira.

Psicologia na UFT

O curso de Psicologia é ofertado na UFT desde 2009, no Câmpus de Miracema - município tocantinense localizado a cerca de 88 km da capital do estado - em tempo integral. Todos os anos, são ofertadas 50 vagas para ingresso no curso.

O curso dispõe de 17 professores e um secretário qualificados e prontos para oportunizar e promover um ensino de qualidade e formar profissionais aptos para desenvolverem suas atividades - sejam elas na área profissional ou de pesquisa - com responsabilidade, ética e compromisso.

Ao longo da graduação, os estudantes de Psicologia da UFT têm a oportunidade de integrar diversos projetos, grupos de pesquisa, eventos científicos e inúmeras outras atividades que proporcionam uma formação rica e diversificada: “A UFT investe na formação completa dos estudantes [...], articulada com atividades de pesquisa e extensão”, afirma a coordenadora do curso.

A UFT parabeniza todos os seus professores e alunos de Psicologia!

marcador(es): Miracema,Home,Psicologia