Página inicial > Últimas Notícias > Laboratório Computational Modeling of Artificial Intelligence Solutions será apresentado dia 25
palmas

Por Virginia Magrin | Edição: Gihane Scaravonatti | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 20 de Agosto de 2021, 12h13 | Última atualização em Quarta, 01 de Setembro de 2021, 19h51

Criar pontes entre a universidade e a sociedade, promovendo o uso de tecnologias inteligentes para solução de problemas reais de forma mais efetiva, é um dos objetivos do Laboratório de Computational Modeling of Artificial Intelligence Solutions (Comais). O mais novo laboratório da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Câmpus de Palmas, será apresentado a alguns convidados no dia 25 de agosto, às 9h, no Bloco III, sala 105.

O coordenador do Laboratório, professor David Nadler, destaca que o local é ambiente multidisciplinar altamente colaborativo, para pensar e desenvolver ferramentas tecnológicas que aplicam Inteligência Artificial para solucionar problemas.

O Comais

A missão do laboratório é catalisar a colaboração entre pesquisadores, empresas e governo, para formulação de soluções tecnológicas, que possuem seus valores agregados potencializados pelo uso de inteligência artificial.

Para isso, o laboratório tem em seu portfólio diversos projetos que usam técnicas de Inteligência Artificial. “A concepção e modelagem desses projetos requerem uma equipe multidisciplinar, uma vez que são desenvolvidos para aturem e diversas áreas de conhecimento, tais como: judicial, segurança pública, ambiental e social”, explica o servidor da UFT e pesquisador do laboratório, Rogério Nogueira.

Nadler e Nogueira contam ainda que é nesse  sentido que o laboratório visa contribuir para a formulação de um ambiente que estimule à integração dessa multidisciplinaridade, de forma colaborativa e criativa, propiciando a geração de projetos inovadores, e concomitante contribuindo com a comunidade científica, validando aprendizado dos acadêmicos envolvidos e agregando de forma qualitativa e quantitativa em sua produção científica.

O que? Cerimônia de apresentação do Laboratório de Computational Modeling of Artificial Intelligence Solutions
Onde? Câmpus de Palmas, Bloco III, sala 105.
Quando? Às 9h, do dia 25 de agosto.