Página inicial > Últimas Notícias > Egressos de Enfermagem da UFT são selecionados para trabalhar no Programa Talent Orange
internacional

Por Virginia Magrin | Edição: Gihane Scaravonatti | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 19h52 | Última atualização em Quarta, 01 de Setembro de 2021, 20h00

Mais dois egressos do curso de Enfermagem, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foram selecionados pelo programa Talent Orange, uma empresa que trabalha para o governo da Alemanha na captação de enfermeiros no mundo inteiro.  Dessa vez quem está de malas prontas são os enfermeiros Kathrinne Santos e Henrique Abella.  Ao todo, a UFT já contribuiu com quinze profissionais da área.

A previsão é que eles viajem em janeiro. Abella está sentindo o medo do novo, por ser um processo de mudança e adaptação, quanto aos costumes e cultura. Mas quando o assunto é o mercado de trabalho, a expectativa é alta: “Acredito que será uma experiência boa, ainda mais por se tratar de um programa que leva profissionais de várias nacionalidades e haverá muita troca de experiência”.

Em Palmas, a empresa iniciou a captação em 2019, a partir da intermediação  feita pela  professora e coordenadora do Curso de Enfermagem da UFT,  Ana Edith Farias Lima. Ela conta que uma egressa  do curso que tinha sido selecionada pelo programa, entrou em contato com a Coordenação perguntando se havia interesse em formalizar uma parceria, desde então,  uma vez ao ano, os alunos do último período que têm interesse de participar e estão  aptos a passarem pela seleção, participam do processo.

O objetivo do recrutamento é selecionar enfermeiros para trabalhar na Alemanha, pois lá há poucos profissionais dessa área, já que a população de idosos é maior que a de jovens. A seleção consiste no envio do currículo em inglês e uma entrevista em inglês. Antes da pandemia, a representante do Talent Orange ia até Palmas para uma palestra e posteriormente era feita a entrevista individual. Com a pandemia a entrevista está sendo feita online.

Após a seleção, existe um momento de imersão ao alemão e depois a aprovação para trabalhar nos hospitais. O contrato é de dois anos e pode ser prorrogado por igual período, mas já no período da imersão o egresso pode contar com uma bolsa para se manter.

Ana Edith explica que essa parceria é muito importante para a universidade, pois a internacionalização é necessária: “O aluno não perde o vínculo  com a sua universidade e estamos vendo a parceria para pesquisas. Além da oportunidade de trabalho e experiência que o egresso vai ter”. Ela também conta orgulhosa que a representante do Programa diz que os egressos da UFT são diferenciados e já enviou elogios sobre a formação deles, pela Universidade.

marcador(es): Home,Enfermagem