Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Revista Observatório está na lista das 100 revistas mais citadas do Google 2021
Início do conteúdo da página
CONQUISTA

Revista Observatório está na lista das 100 revistas mais citadas do Google 2021

Por Virgínia Magrin | Publicado: Terça, 27 de Julho de 2021, 10h52 | Última atualização em Terça, 27 de Julho de 2021, 10h52

Neste mês de julho o Google Acadêmico divulgou as métricas 2021 e a Revista Observatório, criada em março de 2015, como um periódico quadrimestral conjunto entre o Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE), da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Grupo de Pesquisa em Democracia e Gestão Social/ GEDGS da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), está entre as 100 mais citadas. A lista completa você confere aqui. (scholar.google.com/citations)

Para Gilson Porto, um dos responsáveis pela revista, essa conquista é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2018. “Os editores da revista vem trabalhando na melhoria dos metadados e das políticas de visibilidade da revista. A revista é ciente de seu papel como parte importante do processo de divulgação científica, visando garantir a máxima publicização em acesso aberto dos artigos”, afirmou ele.

Além disso, o periódico tem como pilares de seu trabalho metadados bibliográficos, com disponibilização de DOI (Digital Object Identifier), ORCIDs (Open Researcher and Contributor ID), a data de publicação e o título; metadados semânticos, disponibilizando não apenas os metadados simples (informação sobre um artigo) e a granularidade, que é a informação presente dentro do artigo potencializada (infografias e releases jornalísticos de divulgação). “A revista se preocupa com o enriquecimento semântico, criando camadas de informação por meio dos resumos, palavras-chave, infografias e releases jornalísticos de divulgação. Estes metadados ‘enriquecidos’ retornam buscas mais precisas e potencializam os artigos publicados”, explicou Porto.

A Revista

A Revista Observatório (ISSN nº 2447-4266) atualmente é uma publicação trimestral que tem como missão atuar na promoção da discussão acadêmica e de estudos interdisciplinares avançados no campo da Comunicação, do Jornalismo e da Educação. Seu propósito é constituir-se como um periódico acadêmico a fim de apresentar, na forma de artigos científicos, resultados de pesquisas e estimular debates sobre questões teórico-metodológicas da pesquisa em Comunicação, Jornalismo e Educação, ao mesmo tempo em que se propõe a contribuir para a criação e fortalecimento de uma rede de pesquisadores na confluência dessas áreas em nível nacional e internacional, tendo por base os grupos e núcleos de pesquisa no Brasil e no Exterior.

A revista se pauta no princípio da democratização do conhecimento científico incentivando o acesso público, imediato e livre a todo o seu conteúdo publicado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página