Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Unidade Básica de Saúde da UFT está com atendimento aberto à comunidade
Início do conteúdo da página
atendimento

Unidade Básica de Saúde da UFT está com atendimento aberto à comunidade

Por Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 20 de Julho de 2021, 12h35 | Última atualização em Terça, 20 de Julho de 2021, 18h22

Desde o início de julho, o Ambulatório Professora Isabel Auler (Apia), da 303 Norte, está funcionando. Além disso, o comitê que está organizando o APIA da região, também está organizando a implantação dos serviços e estruturação para funcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) da UFT, que fica no prédio anexo à biblioteca (térreo).

A UBS está atendendo a comunidade acadêmica e tem demanda livre. “O atendimento tenderá a ser multiprofissional com os cursos de Enfermagem, Medicina, Nutrição e Psicologia e os serviços iniciais serão Práticas Integrativas e Complementares (PIC's)”, explica a professora Ana Edith Farias, do curso de Enfermagem.

Entre os serviços que estão sendo oferecidos inicialmente pelos alunos do Internato Rural do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins, estão a massoterapia e reflexologia podal, auriculoterapia e testes rápidos de infecção sexualmente transmissíveis.

Serviços

O serviço de Auriculoterapia é uma excelente técnica complementar realizada através da estimulação de pontos e reflexos específicos no pavilhão auricular (orelha). Através da Auriculoterapia podemos avaliar e tratar desequilíbrios que podem causar as mais variadas disfunções ou doenças, muitas vezes antes mesmo destas surgirem. O atendimento tem duração de 30 minutos e são feitos às terças feiras, quinzenalmente, das 8h às 12h.

A massoterapia, por sua vez, produz inúmeros benefícios, sendo capaz de proporcionar bem-estar físico e mental aos pacientes que a utilizam continuamente. Inúmeras são as vantagens, logo, além do relaxamento do corpo e da sensação de bem-estar, incluem a redução do estresse; a diminuição da ansiedade; o alívio da tensão e das dores musculares; o alívio de dores de cabeça; a redução do cansaço; a estimulação e o equilíbrio do trato gastrointestinal. O atendimento tem duração de 45 minutos, é preciso levar toalha de banho e homens devem estar com short folgado e mulheres com top e short. Para essa modalidade o atendimento é às terças-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Já a Reflexologia Podal é aplicada como uma técnica de massagem em pontos existentes sobre a planta e o dorso dos pés que representam todos os órgãos e os membros do corpo humano, possibilitando um relaxamento e um equilíbrio corporal. Por consequência, possibilita o alívio de sintomas diversos, tais como dores em geral, enxaquecas, problemas alérgicos, circulatórios, digestivos e emocionais, além de proporcionar sensação de bem-estar que, por sua vez, diminui a tensão e reduz os níveis de estresse. Com duração de 30 minutos, o atendimento é às terças-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Por fim, os testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) devem ser feitos regularmente e sempre que o paciente tenha passado por uma situação de risco, como por exemplo, ter feito sexo sem camisinha.  Podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue e fornecem o resultado em, no máximo, 30 minutos. Os testes rápidos conseguem identificar IST’s como: HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Ampliação

Ana Edith explica ainda que a intenção é ampliar cada vez mais o atendimento: “Estamos organizando para oferecer também o teste rápido de swab nasal”. Além disso, ela conta que eles terão grupos educativos para compartilhar diversos conhecimentos e trocar experiências e vivências.

Outras dúvidas sobre o atendimento podem ser sanadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

registrado em:
marcador(es): Palmas,Home,Enfermagem
Fim do conteúdo da página