Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Geógrafo: Estudantes e professores celebram data comemorativa
29 de maio

Dia do Geógrafo: Estudantes e professores celebram data comemorativa

Por Ana Lissa Alves | Edição: Poliana Macedo | Publicado: Sexta, 28 de Mai de 2021, 17h51 | Última atualização em Sexta, 28 de Mai de 2021, 17h51

Em 1979, o profissional da Geografia teve a sua ocupação regulamentada e reconhecida no Brasil. Desde então, é comemorado anualmente, neste 29 de maio, o Dia do Geógrafo. A data celebra os homens e mulheres que dedicam suas vidas a lecionar, pesquisar e compreender o espaço geográfico e as relações humanas.

A geografia está relacionada a diversas áreas do conhecimento e por isso, não é difícil encontrar esses profissionais nas esferas públicas e/ou privadas, atuando como técnicos, pesquisadores ou professores e são eles os responsáveis por analisar as interações entre os seres humanos e o meio ambiente e, por isso, o valor e a presença dos Geógrafos são imprescindíveis.

Geografia da UFT

O curso de Geografia é ofertado em dois Câmpus da UFT, Araguaína e Porto Nacional, nas modalidades licenciatura e bacharelado/licenciatura, respectivamente. Os futuros discentes de Geografia terão a possibilidade de escolher qual abordagem se identificam e desejam seguir.

O curso conta com um time de 40 professores, distribuídos entre os dois Câmpus, altamente preparados para promover o melhor ensino possível e diversos laboratórios, além de projetos de pesquisa e de extensão que os alunos podem integrar ao longo da graduação. E isso não é tudo! “Além dos laboratórios, são desenvolvidos diversos trabalhos de campo, o que permite ao estudante ampliar, na prática, a teoria estudada em sala de aula, o que fornece ao acadêmico um olhar holístico do mundo”, conta o coordenador do curso do Câmpus Araguaína, Marcelo Venâncio.

A qualidade dos cursos é notada e ressaltada, também, por seus estudantes. A aluna do 3° período de Licenciatura em Geografia da UFT em Porto Nacional, Maria Laura Lopes Moura, conta que a sua graduação é repleta de oportunidades: “O diferencial [do curso] é o ensino, as oportunidades dentro do Câmpus e como isso ajuda a enriquecer o currículo acadêmico”. A acadêmica compartilha sua inspiração para seguir a carreira enfatizando que “a maioria dos professores que tenho são doutores, o que inspira muitos estudantes, [para que] tenham vontade de continuar especializações dentro do curso de Geografia”, pontuou Maria Laura.

E, assim como a estudante, a UFT formou e tem formado diversos profissionais inspirados e preparados para contribuir com o ensino e desenvolvimento da Geografia no Tocantins. Parabéns geógrafos!

Confira abaixo algumas imagens dos nossos alunos e docentes durante atividades do curso!