Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Pedagogo: profissional com papel na formação e transformação social
DATAS COMEMORATIVAS

Dia do Pedagogo: profissional com papel na formação e transformação social

Por Helô Pereira | Edição: Samuel Lima - Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 20 de Mai de 2021, 00h00 | Última atualização em Quarta, 19 de Mai de 2021, 23h35

Uma das profissões de maior peso e responsabilidade na formação educacional, é a do pedagogo, cuja data é comemorada neste 20 de maio. A data foi estabelecida no dia 08 de janeiro de 2015, por meio da Lei nº 13.083, para reforçar a importância dos profissionais que estão sempre em busca de disseminar o conhecimento com qualidade e de forma acessível.

Na UFT, a graduação é ofertada nos câmpus de Palmas, Miracema, Tocantinópolis e Arraias. Desde a sua inclusão na grade da instituição, o curso tem formado profissionais aptos para fazer a diferença no mercado de trabalho.

A coordenadora do curso no Câmpus de Miracema, Layanna Giordana Bernardo Lima, diz que a profissão tem o papel de importância na formação e transformação social das crianças e adolescentes: “O pedagogo tem uma função social importante no processo inicial da formação da criança. Além de outras áreas de atuação, assim, como os demais profissionais da educação, é um agente social de formação e de transformação social.”

Os desafios da profissão são muitos, dentre eles, as condições de  trabalho e a valorização dos profissionais da educação no sentido da formação inicial e continuada. “São inúmeros os desafios/dificuldades na trajetória dos profissionais da Pedagogia no Brasil, buscamos a valorização dos profissionais da educação, sabemos que as escolas sofrem ataques do estado constantemente cerceando direitos e conquistas.”, conta a graduanda de Pedagogia (7º período), Karoline Moura.

Se os desafios são diversos, por qual motivo escolher a profissão? “Dificilmente conseguimos responder o porquê de ter escolhido a Pedagogia. Reencontrei-me dentro da educação libertadora, costumo dizer que a Pedagogia colocou minha vida de volta nos trilhos. Mostrando-me que preciso buscar um mundo melhor, igualitário, mais justo, que valorize e dê visibilidade às vozes de crianças que vivem na escuridão. Porque assim como Paulo Freire acredito que a educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo.”, responde Karoline.