Página inicial > Últimas Notícias > UFT lança plataforma digital de cursos livres para comunidades interna e externa
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Por Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 18 de Mai de 2021, 11h40 | Última atualização em Terça, 18 de Mai de 2021, 16h27

Ava Canoeiro, esse é o nome da mais nova plataforma digital de cursos livres da UFT que será lançada nesta quarta-feira (19), às 14h30, durante a reunião do Conselho Universitário (Consuni), no canal oficial da Universidade no YouTube. A nova ferramenta tem como objetivo difundir e promover os cursos livres (Mooc) na instituição, bem como hospedar cursos de extensão na modalidade à distância, aceitando ofertas de servidores e comunidade externa.

A plataforma foi desenvolvida por servidores da UFT no âmbito da coordenação geral da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), em parceria com a Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE). Maria Santana Milhomem, pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, relata que sempre desejaram ter uma plataforma virtual para cursos que pudesse ser interativa, inclusiva e acessível a toda comunidade interna e externa: “Quando tivemos a oportunidade de recurso financeiro, foi dado o start na criação desse espaço.  Para a UFT é um marco, pois teremos a possibilidade de torná-la acessível à comunidade tocantinense e brasileira”, garante a pró-reitora.

Cursos

Na ferramenta você vai encontrar duas categorias de cursos:  cursos livres (Mooc) e cursos de extensão online. O primeiro, no formato Mooc, são opções gratuitas e abertas a qualquer pessoa interessada. A sigla Mooc vem do inglês Massive Open Online Courses, que traduzidos são cursos online, abertos e massivos.

Maria Santana explica, que antes de se inscrever como aluno de um curso Mooc, ou propor uma oferta de curso neste formato, você precisa saber algumas características específicas dos cursos Mooc ofertados na plataforma Ava Canoeiro: essa modalidade não tem tutoria a distância ou presencial; não tem processo seletivo – o aluno faz autoinscrição; cada aluno segue no seu ritmo dentro de um período de tempo estipulado pelo coordenador; as atividades de avaliação são autocorretivas; a emissão de certificado é automática após aproveitamento mínimo de 60%; possuem carga horária máxima de 60h, salvo alguma exceção e não constitui vínculo com a Universidade.

A outra modalidade de curso ofertado nesta plataforma, os cursos de extensão online, seguem as características normais de um curso a distância. Eles podem ser total ou parcialmente a distância com possibilidade de encontros presenciais; são mediados por tecnologias digitais de informação e comunicação; possuem tutores ou monitores no acompanhamento dos alunos; podem ter processo seletivo ou serem criados para um público específico; têm cronograma de atividades pré-estabelecidas pelo coordenador/professor; as atividades avaliativas são avaliadas pelo professor ou tutor; a carga horária pode variar de acordo com a necessidade do curso (até 359 horas é considerado um curso de extensão); os certificados são emitidos após a conclusão do curso pelo coordenador.

Como propor cursos?

Professores, técnicos e estudantes (sob a supervisão de professores) da UFT podem propor cursos dentro da plataforma, bem como a comunidade externa. No caso da comunidade externa essa parceria de oferta de cursos é feita por um termo de cooperação técnica entre o interessado e a Universidade.

Mais detalhes sobre a plataforma basta acompanhar o lançamento neste próximo dia 19 de maio, às 14h30, no canal oficial da UFT no YouTube.

marcador(es): Proex,DTE,Home,Youtube