Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Engenharia de Alimentos oferta 40 vagas pelo Sisu e PSC no semestre 2021/1
Início do conteúdo da página
SÓ VEM!

Curso de Engenharia de Alimentos oferta 40 vagas pelo Sisu e PSC no semestre 2021/1

Por Poliana Macedo | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 25 de Março de 2021, 11h05 | Última atualização em Sexta, 26 de Março de 2021, 17h40

O curso de bacharelado em Engenharia de Alimentos, no Câmpus de Palmas, é integral e oferta neste primeiro semestre de 2021: 20 vagas pelo Sisu e mais 20 vagas no PSC. O curso possui 26 anos de atuação no estado do Tocantins e vem formando centenas de profissionais que podem atuar na indústria de alimentos em diversos setores, como por exemplo: desenvolvimento de produtos e processos, controle de qualidade e gestão de fluxo operacional.

O corpo docente é composto por 90% de professores doutores, sendo que dos 24 docentes, 22 são doutores e dois são mestres.

Segundo a presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, professora Glêndara Martins, o egresso da Engenharia de Alimentos tem aderência para atuar na indústria de alimentos,  no setor de inspeção e fiscalização sanitária e na pesquisa em Ciência e Tecnologia de Alimentos (VISA, MAPA, Ministério da Pesca, Embrapa, entre outros).  “O Engenheiro de Alimentos é um personagem importante na pesquisa na área de Ciência de Alimentos aplicada a extração de compostos bioativos para produção de alimentos funcionais, desenvolvimento de novos alimentos, ampliação da vida útil de alimentos existentes, desenvolvimento de embalagens, equipamentos e processos para a indústria alimentícia de pequeno, médio e grande porte, além do setor cooperativo agroalimentar”, pontuou.

Glêndara ressalta ainda que os Engenheiros de Alimentos egressos do curso tem se mostrado empreendedores de sucesso na área, principalmente no estado do Tocantins, atuando no setor alimentício, gerando emprego e renda.

“Em 2020, o setor alimentício se mostrou essencial, destacando a necessidade inovadora e empreendedora da indústria e comércio de alimentos! Nesse sentido, um profissional capacitado para atender ao setor de maneira otimizada e eficaz se torna um diferencial! Assim, a UFT possui um curso totalmente equipado com estrutura física (laboratórios e espaços multiusuários), corpo docente capacitado (mestres e doutores) e equipe técnica para suporte ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, permitindo, assim, o desenvolvimento das habilidades requeridas para atuação na área!”, ressaltou a presidente.

Projetos e pesquisas

O curso possui como linhas de pesquisa: o Desenvolvimento de novos produtos alimentares; Tecnologia de frutas e hortaliças; Tecnologia de leite e derivados; Tecnologia de carnes e derivados; Biotecnologia aplicada a Indústria de Alimentos; Fenômenos dos transportes e Operações Unitárias aplicadas a Indústria de Alimentos.

A Engenharia de Alimentos tem diversos projetos de pesquisa e extensão na área, como: a análise de qualidade de polpas de frutas, carnes e derivados produzidas e comercializados no estado do Tocantins; o desenvolvimento de novos produtos a partir de frutos amazônicos e do cerrado; a extração de compostos para desenvolvimento de alimentos funcionais; o Painel Agrotec - ferramenta de suporte ao pequeno produtor e comerciante de alimentos; a Consultoria Alimentar Jr (CAJÚ) capacitando microempreendedores individuais de Palmas; e, os Eventos, Congressos regionais e nacionais na área de Alimentos.

Sisu e PSC 2021/1 

Pelo Sisu a oferta das vagas é dividida nas modalidades de Ampla concorrência (AC), Ações Afirmativas UFT (subdivididas entre Indígenas e Quilombolas); e da Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas) e usará a nota do  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem de 2020). E As  inscrições  para  os  cursos,  cujas  vagas  serão  ofertadas  no  Processo  Seletivo Sisu-UFT 2021/1, devem ser realizadas no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.br. Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui).

Já no PSC 2021/1, o Edital de nº 192/2021, abriu oficialmente o Processo Seletivo Complementar (PSC) referente ao semestre 2021/1. O interessado no ingresso em curso de graduação, via PSC na UFT, poderá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020.

O candidato tem duas oportunidades de ingressar na UFT! Só vem!

registrado em:
Fim do conteúdo da página