Página inicial > Últimas Notícias > Evento debate letramento e integralidade do cuidado em saúde
ENFERMAGEM

Evento debate letramento e integralidade do cuidado em saúde

Por Samuel Lima | Publicado: Segunda, 22 de Março de 2021, 10h34 | Última atualização em Sexta, 26 de Março de 2021, 10h07

Com objetivo de congregar congregar profissionais de saúde, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para apresentar e discutir aspectos relacionados ao letramento em saúde, como elemento essencial na construção de pontes para a integralidade do cuidado, ocorre nos dias 25 e 26 de março a 1ª Conferência Brasileira de Letramento em Saúde. O evento é organizado pela Rede Brasileira de Letramento em Saúde (Rebrals) e tem como tema central “Construindo pontes para a integralidade do cuidado em saúde”.

O evento ocorre totalmente em plataforma virtual (https://confrebrals.com.br/). A docente do colegiado de Enfermagem da UFT, Guiomar Virginia Vilela Assunção de Toledo Batello participa da organização do evento, que tem apoio das universidades federais de Goiás (UFG), do Ceará (UFC), de Jataí (UFJ) e também da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e da Universidade Estadual de Campinas - SP (Unicamp).

De acordo com a organização do evento, a Conferência objetiva ser espaço para a discussão multiprofissional das prioridades no desenvolvimento de práticas embasadas nos pressupostos do letramento em saúde, investigação e formação profissional no país, bem como para apontar as iniciativas para o desenvolvimento de práticas de saúde sustentáveis.

A produção do conhecimento sobre letramento em saúde e sua utilização no contexto brasileiro ainda é incipiente. O letramento em saúde foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como importante determinante social da saúde e muitos estudos têm demonstrado associação entre esse constructo e os desfechos em saúde.

Tem sido apontada ainda, lacuna em programas de treinamento para aperfeiçoar o letramento em saúde dos profissionais de saúde em estratégias de comunicação, bem como há necessidade de investimento nos profissionais em formação. (Com informaçoes da Ascom/UFG).

marcador(es): Enfermagem